Os surfistas e a Família Schurmann são os porta-vozes do Oceano

A Família Schurmann estão partindo do Recife para encerrarem a etapa brasileira e começarem a rota internacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Alexandre Gondim

Publicado em 12/12/2021 às 20:30 | Atualizado em 12/12/2021 às 20:38
Notícia
X

A Família Schurmann, navegadores brasileiros que navegam pelo mundo promovendo ações de educação ambiental, estão partindo amanhã, 13/12, do Recife para após uma parada em Fernando de Noronha encerrarem a etapa brasileira e começarem a rota internacional rumo ao Caribe próximo local a ser visitado pela tripulação do veleiro Kat.

Primeiro medalhista de ouro na história do surfe Ítalo Ferreira visitou a família Schurmann, em Salvador na Baía de Todos os Santos, aliando-se a denúncia e discursão de um problema observado há muitos anos, e que merece toda a atenção: a poluição dos oceanos, principalmente com a sujeira feita de resíduos plásticos.

 

DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK
Ítalo Ferreira ouvindo histórias da Família Schurmann - DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK

Além de conversarem sobre a poluição dos oceanos, Ítalo teve a oportunidade de ouvir histórias curiosas da família, que já deu três voltas ao mundo e conheceu diversos picos de surfe ao redor do Planeta.

“Foi incrível conhecer essa família que me recebeu muito bem e discutir um tema tão importante como a poluição dos oceanos”, disse Ítalo. “Também foi muito bom voltar pra Bahia depois de tanto tempo. Já disputei alguns eventos aqui quando era mais novo em Stella Maris, Jaguaribe e Itacaré, mas ainda não havia conhecido esse belo lugar que é a Baía de Todos os Santos. E as pessoas daqui são sempre acolhedoras. Só tenho a agradecer por todo o carinho”, elogiou o campeão.

DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK
Família Schurmann e tripulação desembarcou conversam com ìtalo Ferreira - DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK

Sempre em busca de emoção, Ítalo não pensou duas vezes quando a família perguntou se ele queria ir ao topo do veleiro. Com o auxílio dos cabos de aço, ele subiu uma altura de 30 metros e fez um registro incrível na Baía. Depois de oito horas no veleiro, Italo Ferreira disse “Foi um dia abençoado em uma cidade muito legal e com ótimas companhias. Espero retornar em breve e poder ficar mais tempo.

DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK
Ítalo Ferreira nas alturas com o veleiro ao fundo - DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK

Após seu encontro com o campeão de surfe a Família Schurmann e tripulação desembarcou em Recife e promoveram diversas ações na cidade para conscientizar população sobre a poluição dos oceanos e necessidade por soluções. Entre as intervenções velejadoras e autoridades participam de inauguração de iluminação especial do Marco Zero em prol dos oceanos com o intuito de conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o lixo plástico nos oceanos e a urgência por mudanças e soluções. A iniciativa colocou um dos cartões postais de Pernambuco junto ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Farol da Barra, Elevador do Taboão e Elevador Lacerda em Salvador, que também foram iluminados de azul em prol da Voz dos Oceanos.

DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK
Vozes do Oceano projetado o Cristo Redentor no Rio de Janeiro - DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK

A programação pernambucana da expedição incluiu ainda mobilizações de estudantes, empreendedores, gestores públicos e sociedade civil em atividades na região Metropolitana de Recife para conferir iniciativas regionais em prol dos oceanos e do meio ambiente, incluindo a recuperação e preservação do Rio Capibaribe, e outras ações alinhadas aos pilares Científico, Educacional e de Inovação da Voz dos Oceanos.

A expedição que conta com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, tem a missão de conscientizar a população mundial a respeito do lixo plástico nos oceanos, buscando e dando visibilidade a soluções que estão sendo desenvolvidas, no país e no exterior, para combater este problema.

DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK
Família Schurmann e tripulação desembarcou em Recife - DIVULGAÇÃO/NATURA KAIAK

De Pernambuco, o veleiro da Família Schurmann com o apoio da Natura Kaiak entre outros parceiros zarpará para mais 1 ano e meio de expedição pelo mundo em defesa do Planeta Água. Iniciada em 29 de agosto, a expedição Voz dos Oceanos conta com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), tendo partido de Balneário Camboriú e passado por Santos, Ilhabela, Ubatuba, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Búzios, Vitória e Salvador. No total, passará por mais de 60 pontos do planeta ao longo de dois anos , entre eles estão costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, México, Galápagos, seguindo pelo Oceano Pacífico Sul até a Polinésia e terminando na Nova Zelândia.

Tags

Autor