SXSW 2024: onde a inovação e a cultura colidem em Austin
O festival de inovação e cultura acontece em março nos Estados Unidos
Você já ouviu falar em Austin, no Texas? Essa cidade no centro dos EUA recebe, há 38 anos, um dos maiores eventos de tecnologia e cultura do mundo: o South by Southwest, popularmente conhecido como SXSW.
Está agendado para acontecer de 8 a 16 de março. Este ano, o evento promete ser mais empolgante do que nunca, com anúncios que incluem a participação de Dan Auerbach e Patrick Carney, do aclamado duo de rock The Black Keys, como palestrantes oficiais.
O presidente da Amazon
O SXSW anunciou também o CEO da Delta Air Lines, Ed Bastian, a atriz premiada com o Oscar, Jane Fonda, o fundador e presidente da Amazon Labor Union, Chris Smalls, além doCEO da Twitch, Dan Clancy, o inventor e futurista Ray Kurzweil, e a CEO da Mostly Human Media, Laurie Segall. Além disso, sessões destacadas abordarão temas atuais e de grande relevância, como o futuro das cidades sem moradores de rua, os desafios de enfrentar grandes corporações, e a solidão na era digital.
Quais trilhas?
A conferência do SXSW está organizada em 24 trilhas de programação, abrangendo uma ampla gama de temas como Inteligência Artificial, Mudança Climática, Economia Criativa, Saúde & MedTech, e muito mais, prometendo sessões ricas em conteúdo e em formatos variados que atendem a todos os interesses.
O SXSW serve não apenas como um espaço para entretenimento e aprendizado, mas também como uma incubadora de ideias e projetos inovadores, facilitando o encontro de mentes criativas de todo o mundo.
Sobre o futuro
Este evento não é apenas uma celebração da inovação e da cultura, mas também uma plataforma para discussões significativas sobre o futuro de diversas indústrias e como podemos, coletivamente, enfrentar os desafios do nosso tempo. Com a participação de figuras icônicas e líderes de opinião, o SXSW 2024 promete ser um ponto de encontro inesquecível para profissionais criativos de todo o mundo, oferecendo uma oportunidade única de networking, aprendizado e inspiração.
Vai ter brasileiro no evento?
O Brasil é a maior delegação de participantes fora os anfitriões. Também contará, nesta edição, com conterrâneos como palestrantes. Na verdade, como artistas.
O evento possui, dentro da programação, uma categoria de conferência e outra de filmes e músicas. E, nesta, o Brasil se destaca.
Marcelo D2 e a cantora Bia Ferreira foram escalados. Ela, que faz uma música popular de gente preta, tem um trabalho de ativismo nas suas composições e se apresenta no dia 13.
Os vocais de Dani Gurgel são costurados ao longo dos grooves de piano da mão esquerda de Debora Gurgel, colocando a improvisação do jazz nos ritmos brasileiros no dia 14. Já Dendê já tocou com a Timbalada, banda de Carlinhos Brown, e levará todo o suingue no dia 12, assim como Jhama, do Vidigal. O Glue trip, projeto musical liderado por Lucas Moura, uma referência da música psicodélica, faz as vezes no dia 15. No mesmo dia, Nonô se apresenta. Dj Nyack, que toca com o rapper Emicida, participará de painel no dia 16, além de Papisa e Tagua Tagua.
O ator brasileiro Wagner Moura estará no painel sobre o filme “Guerra Civil”, longa internacional ao lado de Kirsten Dunst, o diretor Alex Garland e a atriz Cailee Spaen yno dia 15.
O evento de 2024 enfocará temas atuais e emergentes, refletindo sobre como a inteligência artificial, as mudanças climáticas e os processos criativos por trás da criação de conteúdos cinematográficos estão evoluindo e influenciando a indústria e a sociedade.
O SXSW serve não apenas como um espaço para entretenimento e aprendizado, mas também como uma incubadora de ideias e projetos inovadores, facilitando o encontro de mentes criativas de todo o mundo.