A Música de 1966 (24) - River Deep Mountain High, a Waterloo de Phil Spector
Phil Spector e Tina Turner, no Golden Star Studio, em 1966 “Phil Spector, um cara baixinho, com complexo de Napoleão, encarou a sua Waterloo no começo de 1966. Spector então o afamado produtor de discos, o garoto rei do rock and roll, desesperava-se por estar parado em uma época quando as areias da música pop estavam se movendo sobre seus pés. Pela primeira vez em uma década, Spector não tinha nenhum artistas sob seu controle. O nome – tão badalado quanto seus discos e, nas altas esferas do rock, tão notório quanto o de Dillinger. – tornava-se secundário. No entanto, Phil Spector estava com apenas 25 anos de idade, O primeiro magnata adolescente, como foi alcunhado em 1965 por Tom Wolfe. Na visão maníaca e messiânica de Spector uma situação assim era o mesmo que uma maldição” O parágrafo acima inicia Ele é um Rebelde – Phil Spector o lendário produtor de rock, de Mark Ribowski (1989, sem edição brasileira). Depois de várias conquistas, em Waterloo, Em 1815, Napoleão Bonaparte perdeu sua última e decisiva batalha, para uma coligação formada por tropas inglesas e da Prússia. Foi enviado para a ilha de Santa Helene, onde morreu em 1821. A Waterloo de Phil Spector foi uma canção chamada River Deep Mountain High, lançada em maio de 1966. Uma parceria dele com Ellie Greenwich, Jeff Barry, compositores profissionais de grande sucesso, fornecedores de hits para os grupos que Spector produzia. “Quando eu era uma garotinha/tive uma boneca de pano/ a única que possui/te amo tanto quanto amava aquela boneca de pano/ e meu amor cada vez fica maior”, os versos iniciais pouco peculiares para canções de amor meio século atrás. Porém a cantora que o produtor escolheu para gravar River Deep Mountain High era também uma cantora peculiar, Tina Turner, que fazia dupla com o marido Ike Turner. Estavam na estrada há um bom tempo, emplacaram alguns hits, mas ainda não eram considerados do primeiro time do soul. Provavelmente isto acontecia pelo relacionamento conturbado do casal. Phil Spector não queria produzir mais um disco pop, pelo menos da maneira como ele se acostumara a fazer. Apesar da pouca idade, era um veterano, seu primeiro hit nacional aconteceu em 1959, com To Know Him Is To Love Him (grosso modo, “quem o conhece, o ama”) composta por ele em memória do pai, (que se suicidou). O título da música é a frase escrita na lápide do seu túmulo. A canção foi gravada pelo grupo Teddy Bears (Ursinhos de Pelúcia), do qual Spector fazia parte. Ele se jactava de ter seu primeiro milhão de dólares com 15 anos. Ao contrário de Brian Wilson, dos Beach Boys, que queria suplantar os Beatles que, por sua vez queriam um disco superior ao que Brian Wilson fez com os Beach Boys, Phil Spector só pretendia superar a si mesmo. Ele foi criador de uma orquestração, em que os instrumentos soavam como uma massa sonora compacta, batizada “parede de som”. Uma das influências de Brian Wilson para produzir o álbum Pet Sounds. Agora Spector queria reinventar-se. Patentearia mais uma marca sonora, pop e de vanguarda. Para chegar a ela não precisava de livros esotéricos, religiões orientais ou de ácido lisérgico. Bastava-lhe o estúdio, seu habitat. O Gold Star Sound Studios, em Hollywood, foi onde Phil Spector produziu o que imaginava seria seu grande momento, e um dos momentos máximos da música dos anos 60 (como realmente foi). Para tanto ele não pensou em quanto custaria. Ele reuniu os melhores músicos que o dinheiros podia contratar na Califórnia Quatro guitarristas, três baixista, três pianistas, dois bateristas, e dois percussionistas. O som rebatia nas paredes e teto do estúdio, fluíam para duas câmeras de eco, e daí no gravador, e daí à mixagem. Antes, porém, precisou se acertar com Ike Turner que, era notório, não se tratava exatamente de uma pessoa afável. Vivia cheiradão de cocaína, avançava nas Iketes, as backing vocals da dupla, batia constantemente em Tina Turner, e andava sempre armado. Phil Spector queria apenas Tina Turner. Conseguiu com que Ike liberasse a mulher para gravar mediante grana, e um acordo para futuras gravações da dupla. Foi difícil encaixar no Studio os 21 músicos que gravaram River Deep Moutain High: Barney Kessel, Don Peake, John Ewing, Robert Gerslauer (guitarras); Jim Bond, Carol Kaye, Ray Pohlman, Lyle Ritz (baixo), Harold Battiste, Larry Knechtal, and Michael Rubini (teclados) Frank Capp and Larry Estes (percussão), Plas Johnson and Jay Migliori (sax), Oliver Mitchell and Roy Caton (trompete, Jim Horn e Lew McCreary (trombone), por fim, Earl Palmer e Jim Gordon (bateria). Turma que varou madrugadas até chegar ao resultado que Spector pretendia em sua alquimia musical. TINA Tina Turner teve dificuldade em gravar, com um produtor tão famoso. Ainda por cima, demorou a gostar do arranjo, e da canção. O nervosismo fez com que fossem gravados muitos takes até que, inteiramente suada, com o estúdio na penumbra, livrou-se da blusa, e entregou-se à canção, com a voz, coração e estômago. Foi esta a sessão utilizada no disco. Como acontece com obras à frente do seu tempo, River Deep Mountain High causou estranheza em ouvidos acostumados ao que Phil Spector até então produzia. As pessoas precisavam rotular River Deep Moutain High, mas não tinham parâmetros para fazê-lo. Não era soul, ou rhythm and blues, muito menos rock. A muralha sonora era como uma cachoeira caudalosa sobre a potente de voz de Tina Turner. Perfeito. Mas produtores como Phil Spector nao interessava apenas o resultado final. Por mais satisfeito que estivesse com a música, o objetivo era primeiro lugar nas paradas. E não foi o que aconteceu. A oferta era muita e diversificada. Phil Spector para os jovens hippies de 1966 era o passado. A música não emplacou nos Estados Unidos. Chegou a um terceiro lugar no paradão inglês. O mundo não estava preparado para o pop wagneriano de Spector. O consumidor médio, a bem da verdade, preferia amenidades. tanto é assim que o citado Pet Sounds, dos Beach Boys, também foi um fracasso de vendas. As canções mais bem sucedidas de 1966, as que estacionaram mais tempo nas paradas foram, na ordem, I’m a Believer (The Monkees), Ballad of the Green Berets, Sgt Barry Saddler, e Winchester Cathedral, The New Valdeville Band. Assim como Napoleão, depois de sua Waterloo, seguindo-se ao fracasso de River Deep Mountain High, Phil Spector tentaria o cinema, com uma produção de que fez parte Dennis Hopper, e que acabou em processos conta o produtor. Mas sua história como agente de modificações na música pop acabaria em 1966, o ano que a musica pop mudou. Em 1967 ele se tornaria um recluso, o gênio incompreendido do pop, ou como se dizia no meio musical, “o maluco “. Mas não estava acabado. Voltaria no final da década, CODA Aproveitando a exposição que Tina Turner recebeu abrindo os shows dos Rolling Stones, em 1969, a A&M lançou o álbum River Deep Moutain High nos Estados Unidos. O álbum é creditado a Ike e Tina Turner. Apenas cinco faixas foram produzidas por Phil Spector. As demais tem produção assinada por Ike Turner, que regravou sucessos antigos da dupla como A Fool in Love ou I Idolize You, um álbum desigual, mas que deu mais exposição a River Deep Moutain High. Uma curiosidade: em 1967, River Deep Mountain High ganhou sua primeira versão, pelo brasileiro Luiz Keller. Foi rebatizada de Gostaria de Saber, e gravada por Wanderléa, em seu álbum homônimo daquele ano, o auge da Jovem Guarda. Phil Spector passou a andar armado, com guarda-costas. Em 1969 foi convidado para recuperar as sessões que os Beatles fizeram naquele ano para um disco que se chamaria Get Back. Foi assim que produziu Let it Be, o último disco oficial da banda de Liverpool. Daí em diante trabalharia com John Lennon e George harrison. Para este último produziu Concert for Bangladesh, All Things Must Pass, Livin in the Material World. Para John Lennon fez Plastic Ono Band, Imagine e Some Time in New York City e Rock 'n' Roll. E ainda Season of Glass, de Yoko Ono, que lhe encomendou a produção de Menlove Ave, disco póstumo de Lennon. Apesar do comportamento maníaco, seu nome continuava uma lenda, ele trabalhou com Leonard Cohen (Death of a Ladie’s Man, 1977), com os Ramones (The End of the Century, 1980). O relacionamento entre o produtor e estes dois artistas foi bastante conturbado. Spector chegou a sacar a arma para os Ramones. Em 2009, a lenda não foi suficiente forte para impedir que Phil Spector fosse preso, condenado a prisão perpétua pelo assassinato da atriz Lana Clarkson (acontecido em 2003). Com 77 anos em 2016, Phil Spector só pode entrar com um pedido de liberdade condicional em 2027, quando estará com 88 anos. Confiram Tina Turner no clipe promocional de River Deep Moutain High: https://www.youtube.com/watch?v=uj0wPrN_Y_4