memória

Coronavírus foi a causa da morte de Mike Longo, um dos grandes do jazz

Pianista de 83 anos, foi diretor musical da orquestra de Dizzy Gillespie

Imagem do autor
Cadastrado por

José Teles

Publicado em 25/03/2020 às 0:27 | Atualizado em 25/03/2020 às 15:31
Notícia
X

O coronavírus ataca agora no jazz. O pianista Mike Longo, 83 anos, tinha problemas de saúde. Que foi internado na manhã dessa terça-feira com complicações decorrentes do vírus. A morte foi confirmada pela mulher de Longo. Além de dirigir seu próprio grupo, eLongo tocou com vários dos nomes importantes do jazz, incluindo a brasileira Astrud Gilberto. Durante anos integrou a orquestra de Dizzy Gillespie. Até 2017, ele estava à frente de três grupos simultaneamente, a orquestra Art Jazz Ensemble, grupo com 17 músicos, o sexteto Mike Longo Funk, e o Mike Longo Trio.

Nascido em 19 de março de 1937, em Cincinnati, Ohio, protegido de Cannonball Adderley (que tocou na banda do pai dele), Mike Longo, estudou piano com Oscar Peterson, tornou-se o pianista do clube Metropole, em Nova Iorque, onde acompanhou estrelas do jazz, como Coleman Hawkins e Gene Krupa. Ele tocou com praticamente todo jazzmen importante dos anos 60, até que em 1966 entrou para a orquestra do trompetista Dizzy Gillespie, de quem se tornou diretor musical, até 1975.

Mike Longo formou seu próprio, e bem sucedido selo de gravação, pelo qual lançou centenas de LPs. Longo deixa um imenso legado, e é mais uma lamentável baixa na música popular. Era um dos últimos grandes nomes do jazz dos anos 60.

Tags

Autor