toques música

William Burroughs, o mais barra pesada da geração beat

Norman Mailer o considerava o único autor do seu tempo que se podia chamar de gênio

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 29/03/2020 às 14:33
Notícia
X

“A morfina atinge as panturrilhas primeiro, depois a nunca, espalhando uma onda de relaxação, desprendendo os músculos dos ossos fazendo parecer que você flutua sem contornos corporais, feito deitar em água morna e salgada. Enquanto esta onda de relaxamento espalha-se em meus tecidos, eu experimento um forte sentimento de medo. Pressinto que alguma coisa horrível está além do meu campo de visão, movimentando-se, enquanto eu viro a cabeça, para que nunca o veja. É nauseabundo”, William Burroughs descrevendo a primeira vez que se aplicou com morfina, em 1944, no livro Junkie.

“A agulha não tem importância. Se você cheira, fuma, come, ou soca no rabo, o resultado é o mesmo: dependência”. Bill Burroughs (1914/1997) foi o mais barra pesada dos beats. O mais esteticamente ousado em seus livros, que não fazem concessões à literatura.

Tretas com a justiça por causa de drogas, ele e a mulher Joan Vollmer fixaram residência no México. Em 1951, numa reunião em casa com amigos, Joan se encheu de tanto escutar Bill se gabar de sua perícia com armas de fogo. Colocou na cabeça o copo em que bebia um drink feito com gim, e mandou o marido atirar. Os dois estavam obviamente bêbados.

- Não quero nem olhar, detesto ver sangue, disse Joan, rindo e fechando os olhos.

Burroughs mirou no copo, apertou o gatilho do 38 e acertou na cabeça de Joan Vollmer, que teve morte instantânea. Ele não tinha vocação para Guilherme Tell. Bill não esperou pelo julgamento. Fugiu para os estados Unidos. Foi condenado a dois anos in absentia. No prefácio de seu romance Queer, de 1984, escreveu que não seria escritor se não fosse pela morte de Joan. “Isto me manteve em contato com o espírito ruim, que me conduziu para uma vida inteira de luta, na qual eu não tinha opção, a não ser escrever pra escapar daquilo”. Junkie seu primeiro romance é de 1953.Sua obra prima, The Naked Lunch, de 1959.

Tags

Autor