toques música

Casa das Máquinas lança primeira música inédita em 44 anos

Banda participou da modernização do rock nacional nos anos 70

Imagem do autor
Cadastrado por

José Teles

Publicado em 30/03/2020 às 12:49 | Atualizado em 08/04/2020 às 15:47
Notícia
X

A banda Casa das Máquinas lança a primeira música inédita em 44 anos, antecipando o álbum com previsão de lançamento para o final deste semestre. A música liberada, A Rua, é assinada por Aroldo Binda, que deixou o grupo há mais de anos e se mudou para Nova Iorque. A canção tem como tema crianças de rua, e o descaso do poder público com este grave problema

Será a primeira música do Casa das Máquinas a abordar a política. A banda surgiu em 1973, quando ainda perdurava a fase mais dura do regime militar, paradoxalmente um ano decisivo para a música brasileira em geral, e para o rock em particular. Foi contemporânea de grupos feito o Ave Sangria, Secos & Molhados, Almôndegas Mutantes (na segunda fase), entre outras. O que havia de comum a estas bandas é que todas atualizaram o rock nacional com o que acontecia no exterior, e afastaram-se do que se fazia no gênero até o começo da década de 70, com sabor datado de Jovem Guarda.

Aliás, a Casa das Máquinas chegou a se chamar Novos Incríveis, por ter entre os fundadores dois ex-integrantes de Os Incríveis, Netinho e Aroldo Binda, gravou o álbum Casa das Máquinas em 1974, Pisca Carlos Geraldo Carge, e Pique. Todos já bastante experientes, Pique, por exemplo, tocava na banda de Roberto Carlos. Assim como muitos grupos de então, a Casa das Máquinas fazia rock progressivo, na linha do Yes, Emerson, Laker & Palmer, que exigia um aparato tecnológico, que lá fora foi surgindo naturalmente, e aqui adotado espelhando-se nos grupos gringos.

Os estúdios brasileiros ainda eram muito precários, o produtor geralmente era a própria banda, mas na prática o técnico de som é quem moldava a sonoridade do grupo. O álbum Lar das Maravilhas, de 1975, tem algumas faixas tecnicamente toscas, sobretudo a que fecha o repertório, a longa O Sol-Reflexo Ativo, uma clara cópia mal engendrada do Pink Floyd.

O álbum que está engatilhado para lançamento foi anunciado em 2019, quando foi lançada uma música, Nova Casa. A Rua, que já está na s plataformas digitais, foi composta nos anos 70, por Aroldo Binda, um rascunho que, décadas depois, ele formatou, via Internet, com o tecladista Mário Testoni. O grupo não lança disco desde 1976, o terceiro e último que fez pela Som Livre. Em 2007, quando voltou a se reunir, lançou o álbum Demo, em edição limitada de 500 cópias. A formação atual do Casa das Máquinas: Mario Testoni Junior (teclados e vocal) e Mario Thomaz (bateria e vocal), ambos da formação setentista da banda, e ainda Cadu Moreira (guitarra, violão e vocal), Geraldo Vieira (baixo e vocal) e Ivan Gonçalves (vocal),

Tags

Autor