Toques disco

Stefano Bolani revisita Jesus Christ Superstar

Ópera rock de Andrew lloyd Webber e Tim completa 50 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

José Teles

Publicado em 05/04/2020 às 16:20
Notícia
X

Stefano Bolani, extraordinário pianista italiano (que tocou na Mimo, em Olinda, em 2013), apaixonou-se pela música d ópera rock Jesus Christ Superstar, que conheceu aos 14 anos, quando assistiu ao filme, em Milão, sua cidade. Com reverência e virtuosismo, ele recria a música da ópera de Lloyd Weber, e Tim Rice, no álbum Piano Variations on Jesus Christ Superstar.

A ópera rock foi lançada em 1970, primeiro em disco, depois na Broadway, e no cinema, A principio LLoyd Webber e Tim Rice foram recheados por todos os produtores de teatros de Londres. Alguns até questionaram se eles estavam brincando. A ópera poderia ser chamada de Judas Superstar, porque o único apóstolo que símbolo de infâmia e traição, é o protagonista da historia, que ainda tem insinuações de um “clima” entre Maria Madalena e Jesus. Desagradou a cristão e judeus ao mesmo tempo. Mas o disco estourou em quase todos os países do planeta, então choveu produtor a fim de produzir a ópera no palco.

Empregando técnicas diferentes no piano, às vezes emulando pianistas de jazz ele realça as melodias de Lloyd Weber, menos percebidas pela variedade de instrumentos, vocais no original. Sobretudo a belíssima balada I Don’t No How to Love Him. Bolani canta em uma única faixa, Superstar, o tema principal de obra, mas sem os arroubos de Ian Gillan, do Deep Purple, o Jesus no álbum original, a interpretação de Stefano Bolani é contida, quase intimista. Coincidentemente o disco chega às plataformas digitais no começo da Semana Santa

Tags

Autor