toques músicas longa

Bob Dylan bateu um recorde com uma música de 17 minutos. Conheça outros recordistas

George Martin queria que os Beatles reduzissem os sete minutos de Hey Jude

Imagem do autor
Cadastrado por

José Teles

Publicado em 09/04/2020 às 16:02 | Atualizado em 09/04/2020 às 16:04
Notícia
X

A maior surpresa do prêmio Nobel de Literatura Bob Dylan nas últimas semanas, não foi o lançamento inesperado de Murder Most Foul, sua primeira música inédita em oito anos. Foi ter pela primeira vez chegado ao primeiro lugar no paradão compilado pela revista Billboard, um termômetro do mercado musical americano, por tabela, internacional.

Dylan chegou ao topo das paradas com composições suas gravadas por outros grupos, Blowing in the Wind, em 1963, com Peter, Paul & Mary e Mr.Tambourine Man. Com The Byrds, em 1965. O mais alto que ele havia alcançado até agora, segundos lugares com Like a Rolling Stone, em 1965, Rainy Day Women #12 & 35, em 1966, e Things Have Changed, em 2000.

O mais surpreendente é que Murder Most Foul deve ser a canção mais longa que já chegou ao primeiro lugar na Billboard, tem duração de quase 17 minutos. Depois, abriga umas das letras mais enigmáticas, mais abertas às interpretações, que Bob Dylan já escreveu. Porém, inusitadamente, o consumidor demonstrou estar indiferente ao tempo da música. Murder Most Foul teve dez mil downloads pagos, 1,8 milhões de streamings, e 2,7 milhões de views no Youtube.

LIMITES

Curiosamente, o extenso hit de Bob Dylan chega às paradas pouco tempo depois que o novato o rapper Lil Nas X, e sua Old Town Road, de 2018, bateu recordes de permanência de audições por streaming. Foi escutada 143 milhões de vezes, com Old Town Road, de 1 minutos e 53 segundos. É a música mais curta a alcançar o 1º lugar entre as mais escutadas no EUA desde I'm Henry VIII, I Am, com o grupo inglês Herman's Hermits, há 55 anos.

Por coincidência a primeira canção de sucesso a quebrar a barreira dos três minutos no mesmo 1965, foi de Bob Dylan, Like a Rolling Stone de pouco mais de seis minutos. O padrão para a música pop a até então era de 2 minutos, três, no máximo. Dylan se recusou a editar a música. Nas primeiras cópias enviadas às emissoras, ela ocupava os dois lados de um compacto. Os DJs (disc-jockeys, os caras que tocavam no rádio), tinham que virar o lado do disco para tocar a canção inteira.

Três anos mais tarde, os Beatles estenderam ainda mais a duração das canções tocadas nas FMs, para os 7 minutos e 11 segundos de Hey Jude. O produtor George Martin sugeriu que editassem a canção para os disc-jockeys. Alegou que ninguém iria programar uma faixa tão longa. Houve uma discussão entre Martin, McCartney e John Lennon. Este último, com a sua peculiar pouca sutileza, encerrou o debate: “Da gente, eles tocam”. Tocaram, e no mundo inteiro.

Em 1969, In-A-Gadda-Da-Vida, do Iron Butterfly, foi uma das canções mais tocadas e mais vendidas do ano. O álbum bateu a quantidade de 30 milhões de cópias. Faixa do álbum homônimo da banda canadense Iron Butterfly. In-A-Gadda-Da-Vida tem quase um minuto a mais do que Murder Most Foul de Bob Dylan, ocupava o lado inteiro do LP. No entanto, o que tocou no rádio uma edição editada, com pouco mais de dois minutos.

O recorde voltaria a ser batido em 1972, com American Pie (com a qual Murder Most Foul), tem sido comparada. A canção de Don McLean chega perto dos nove minutos, embora McLean nunca tenha repetido o feito, American Pie, canção épica, que cita várias personalidades dos EUA, tem como leitmotiv o acidente de avião em que morreu Buddy Holly (mais Richie Valens, The Big Bopper, e a tripulação),em 1959, o Dia em Que A Música Morreu. Virou quase um hino. Daí em diante, a duração média da canção pop passou a ser de, em média cinco minutos.

Até agosto de 2019, David Bowie estava à frente da lista da canção mais longa a emplacar no topo das paradas, com Black Star, de 2016, que ficou a três segundos dos dez minutos. Porém em agosto de 2019, o grupo Tool, que há 13 anos não lançava disco, foi para as paradas com Fear Inoculum, uma canção com os três segundos que faltaram à música de Bowie. E agora Bob Dylan bate o recorde de todo mundo. Faltam três fatídicos segundinhos para Murder Most Foul ter exatos 17 minutos.

MPB

No Brasil seguia-se a regra dos três minutos para a música popular gravada. Na era dos festivais, cujas músicas concorrentes eram lançadas em compactas, com gravações ao vivo registradas durante as eliminatórias, este tempo estendeu-se a até aonde fosse a música. A polêmica Caminhando (Para Não Dizer Que Não Falei de Flores), de Geraldo Vandré passa dos seis minutos.

Caetano Veloso, em 1972, chegou perto dos oito minutos, com It’s A Long Way, uma colagem de canções de várias épocas, do álbum Transa, e muito tocada na época no rádio. Anos depois, ele faria canções longa, feito Estrangeiro, do álbum homônimo de 1989. O Legião Urbana é o recordista em emplacar nas paradas com canções longas. Em média cinco minutos, mas extrapolou com Faroeste Caboclo, de 1987, a musica mais longa que já frequentou as paradas do rádio no Brasil. No disco de estúdio, tem 9 minutos e um segundo, no disco do acústico MTV ficou a 30 segundos para os dez minutos.

Tags

Autor