memória

Betty Wright, influente cantora e produtora, morre aos 66 anos

Cantora, compositora e produtora, ela foi do funk ao rap

Imagem do autor
Cadastrado por

José Teles

Publicado em 10/05/2020 às 22:34
Notícia
X

Agora foi Betty Wright, cantora de soul, que começou a gravar em 1967, ainda adolescente, mas floresceu na safra dos anos 70. Morreu em consequência de um câncer. Faria 67 anos em dezembro. Sempre atualizada com seu tempo Betty fez a ponte entre funk dos anos 60, com a disco music dos 70, a partir do hit Clean Up, de 1971, antecipa-se em dois anos a Rock The Boat, da Hue Corporation, considerado o primeiro sucesso da música disco. Com influencia no Miami Sound (ela nasceu em Miami).
Bessie Regina Norris frequentou as paradas ao longo da carreira, mas nunca chegou ao topo, embora sua influência se estenda muito além do sucesso. Além de cantora de voz privilegiada, e sabia como usá-la, ela foi compositora, trabalhou com nomes que vão de Stevie Wonder a Bob Marley (Noel William, seu último marido, foi parceiro de Marley em Buffalo Soldier).
Criou seu próprio selo nos anos 80, pelo qual gravou No Pain No Gain (grosso modo, Sem Sofrimento, não se tem lucro). Teve várias canções sampleadas por rappers, chegou processar o grupo Color Me Badd por usar trechos sua Tonight is the Night, mas acabou se aproximando de uma nova geração da música americana. Beyonce, Chance the Rapper, 2 Pac, alguns dos que a samplearam. Em 2016, participou do rap Holy Key, de DJ Khaled, com Big Sean e Kendrick Lamar Em 205, foi indicado a um Grammy como produtora pelo disco My Body & Soul, de Joss Stone. Seu último disco é de 2011, tem participação de Snoop Dogg.


.

 

Tags

Autor