disco

Luciana Souza com grande orquestra em Storyteller

Cantora paulista é uma das vozes do jazz nos EUA, mas continua pouco conhecida no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 13/05/2020 às 14:07
Notícia
X

A paulista Luciana Souza, nascida em São Paulo, há 54 anos, é uma das vozes mais elogiadas do jazz, nos EUA, onde tem carreira consolidada, e continua uma ilustre desconhecida por aqui. Luciana foi várias vezes indicada, e já levou um Grammy. E levou na categoria de jazz, não na subcategoria que é uma premio de consolação para a música brasileira. Mas é natural que seja pouco conhecida em sue país, onde geralmente só se apresenta festivais de jazz, cada vez mais restritos.
Aproveite-se a quarentena, para conferir o mais novo disco da cantora Storyteller, lançado pouco antes da pandemia, em que ela é acompanhada pela WDR Big Band Cologne, com Vince Mendonza, um dos grandes arranjadores do jazz da atualidade, e compositor residente da orquestra,já trabalhou com nomes feito Al Jarreau ou Herbie Hancock, e na WDR Big Band com o saxofonista Bob Mintz.
Quanto mais tempo fora do Brasil mais brasileira a música de Luciana Souza. Neste disco canta um repertório cada vez menos procurado pelos novos intérpretes brasileiros. Quando foi que alguém aqui gravou Matita Perê, de Tom Jobim? Quantos sabem da música de Chico Pinheiro. E de Chico, e Thiago Costa, aliás, A faixa com que abre o disco, usando a voz como mais um instrumento. Matita Perê é interpretada num registro parecido ao de Milton Nascimento, valorizando cada verso de Tom. O baião se Acontecer (Ivan Lins/Lenine), tem big band e improviso de sax, Luciana faz o que quer com a voz enquanto dialogo com o sax. Beatriz, Chico Buarque/Edu Lobo ganha um de suas mais tocantes interpretações.
Grandes canções merecem ser revisitadas sempre, independente de quando foram compostas, sobretudo com a sofisticação deste disco, e olhem que Milton Nascimento imprimiu uma interpretação quase definitiva a Beatriz. Luciana Souza revisita sua própria música, Baião a Tempo, que gravou no álbum No Answer to Your Silente, de 1998. Esta faixa lembra os grandes momentos do samba jazz dos anos 60. Um disco impecável, Storyteller está rolando nas plataformas digitais.

 

Tags

Autor