disco

Omara Portuondo, aos 90 anos, lança disco gravado durante a pandemia

Cantora cubana foi a diva do fenômeno Buena Vista Social Club

Imagem do autor
Cadastrado por

José Teles

Publicado em 06/06/2020 às 20:08 | Atualizado em 06/06/2020 às 21:46
Notícia
X

Aos 90 anos, a cantora cubana Omara Portuondo, musa do Buena Vista Social Club, mantém-se em plena atividade durante a pandemia. Além de lives, neste período de confinamento, ela gravou e lançou mais um álbum, Mariposas, com repertório quase todo assinado pelo jovem compositor cubano Jessee Soares Na verdade, é um projeto de Soares, que também é co-produtor do disco (com Carlos Cartaya e Yusef Díaz). A única música do disco, não composta por ele é El Dia Feliz, de Silvio Rodriguez.

A idade deixou sua voz com timbre mais grave, porém dona Omara, que os cubanos chamam de “la novia del feeling” (A noite do feeling), impressiona pela afinação nos tons altos, na dicção perfeita e no domínio dos muitos ritmos cubanos e latinos que canta, son, bolero, salsa, cumbia, ballenato, etc. A orquestração, e arranjos no estilo dos 50 e 60 não soam antigos, mas vintage. Esto Si Que Sabe A Cuba é perfeita, poderia ter batizado o disco.

Dona Omara, que fez o ano passado, a que insinuou ser sua última turnê (cantou de casa lotada por onde passou), aceitou este disco como um desafio.É de se imaginar o que lhe passou pela cabeça, nonagenária em isolamento social, sob ameaça de um vírus que causa o segundo episódio mais inusitado em sua carreira. Gravar em confinamento, com uma equipe de jovens, sob a batuta do cantautor (em espanhol o termo soa menos forçado).

O primeiro episódio, claro, o fenômeno Buena Vista Social Club, o disco e o documentário, de Ry Cooder (música), e Wim Wnders (que dirigiu o doc). Lançado em 1997, o projeto tirou do ostracismo Dona Omara Portuondo, e vários intérpretes da velha guarda da música cubana, cujo sucesso remontava aos anos 40 e 50.

Embora grave ritmos tradicionais, letras e o approach é o de um músico de 38 anos, considerado um dos mais talentos de sua geração (ele estourou no país com 19 anos). Omara Portuondo gravou Jessee Suarez em 2006, a canção Libertad Desde Mi Tierra, um grande sucesso em Cuba. Mas nem tudo é perfeito. Há uma faixa estranha no repertório, chama-se Libre, é parceria de Omara Portuondo com Jessee Soares, uma balada pop que se imagina cantada por um dueto entre um cantor pop e um tenor popularesco, porém um pecado venial. A começar pela capa, o disco é biscoito fino.

SELO

Estranhar que se lance disco em meio à endemia é de quem ainda pensa no disco físico, no ato do consumidor ir à loja pra comprá-lo, ou encomendá-lo a uma loja virtual. Mariposas sai pelo selo Bis Music, de Jessee Soares, e a intenção é exatamente esta. A de aproveitar que as pessoas estão em casa acurralada pela covid-19, mais dispostas a ouvir música. O selo lança Omara Portuondo num pacote de quatro discos, Déjala que baile, da orquestra Habana Swing, Caminando, do Dúo Jade, Liuba canta a Gabilondo Soler, da cantora Liuba María Hevia.

Tags

Autor