Lançamento

Elza Soares, quase 90 anos, veio do planeta fome

Cantora gravou o que considera o hino dos tempos de hoje, Juizo Final, de Nelson Cavaquinho

JC
JC
Publicado em 23/06/2020 às 17:56
Notícia
Divugação
Elza, juízo final - FOTO: Divugação
Leitura:

Elza Soares não completou 90 anos nessa terça-feira, 23 de junho. Ela nasceu em 22 de julho 23 de junho, em seu documento, é a data em que foi emancipada, pois Elza começou criança, foi mãe aos 13 anos. Poucas cantoras na MPB tem uma biografia tão comovente e com tanta fortaleza Em 1960. quando começou a fazer sucesso, com Se Acaso Voc~e Chegasse(Lupicínio Rodrigues), a Revista do Rádio deu a notinha: "Elza Soares a grande revelação do rádio, é mãe de sete filhos".
Até então, na música brasileira, não tinha aparecido alguém feito Elza. Cantoras e cantores do morro havia muitos. Mas não com aquele biografia, e aquela abertura de não dourar a pílula, mostrar-se como era sem tirar nem por. “Dos meus sete filhos, três morreram. Restam-me quatro para sustentar. Se foi difícil no tempo em que meu marido estava vivo, pior agora, quando me encontro viúva” (em entrevista à Revista do Rádio, em 1960).
60 anos depois, Elza deu várias vezes a volta por cima, passou por vários acidentes de percurso, saindo sempre ilesa. Teve problemas de saúde que acabariam a carreira de qualquer artista, menos a dela. A um mês dos 90, está aí, resistindo e persistindo, nos anos 50 ela conseguiu escapar do planeta fome, e hoje está lutando no planeta confusão.
Por fim, mas não menos importante, nessa sexta. Elza Soares lança, pela Deck, um single, com um samba que tem tudo a ver com o tempo em que vivemos: Juízo Final, de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares. Single produzido por Rafael Ramos, com Elza acompanhada por Pupillo (bateria), Fernando Catatau (guitarra), Guilherme Monteiro (guitarra), Sidão Santos (synth bass), Marcus Ribeiro (cello), Bruno Queiroz (programação, efeitos e intervenções sonoras) e Felipe Ventura (violino e viola).

 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias