Música

Led Zeppelin recriado por inteligência artificial

O youtuber Frank Turkey lançou canção inédita do lendário grupo inglêscomposta por robôs

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 28/07/2020 às 13:01 | Atualizado em 28/07/2020 às 14:42
Notícia
X

Há uma semana os Rolling Stones lançaram duas músicas inéditas, um delas com Jimmy Page, o guitarrista do Led Zeppelin. Bandas antigas guardam muito material em arquivo. Mesmo que o material não esteja à altura, os fãs aprovam, o que lhes interessa é ter mais dos seus ídolos. Admiradores do Led Zeppelin devem vibrar ao escutar Mountain Man, do Led Zepbot.

Sim, Led Zepbot, um grupo que não existe fisicamente. Mountain Man é uma composição criada com o emprego de inteligência artificial. O autor da façanha é o youtuber Funk Turkey, que se utilizou do Watson Al, da IBM, e do algoritmo batizado de Markov Chain para compor letra, música e acompanhamento. A letra ele usou o lyric.rip. A inteligência artificial cuida de usar expressões e palavras recorrentes na obra do Led Zeppelin. Emprega o artifício de repetições de um termo várias vezes, para criar tensão na canção, como costuma fazer Roberto Plant, o cantor do LZ. Em Mountain Man a palavra “never” é repetida diversas vezes. A inteligência simplesmente seleciona frases melódicas comum à música do Led Zeppelin, assim como apreende as sequências que mais ocorrem na bateria de John Bonham, na guitarra de Jimmy Page e no baixo de e teclados de John Paul Jones. Para os vocais alguém que imite bem Robert Plant, como faz o vocalista do Greta Van Fleet (não é ele o vocalista em Mountain Man, fique-se claro).

Mountain Man pode ser confundida com uma canção do Led Zeppelin, uma sobra dessas que vez por outra incluem em relançamento. Mas o youtuber não se utiliza de nada que realmente seja da banda. O clipe não tem imagens de shows do Led Zeppelin, é ilustrado por cachorrinhos. Young Turkey se valeu da Inteligência artificial para criar também canções do AC/DC, Iron Maiden, Red Hot Chili Peppers, e Nirvana entre outros grupos de rock.

Tags

Autor