Disco

Led Zeppelin tem misterioso álbum nas plataformas digitais

Um disco com repertório ao vivo da banda no começo de 1969

José Teles
José Teles
Publicado em 03/08/2020 às 12:25
Notícia

Divulgação
Led Zeppelin, alçando vôo - FOTO: Divulgação
Leitura:

Um disco do Led Zeppelin entrou em circulação no final de semana. No Restrictions ’69 (Live). O conteúdo é de uma gravação em programa de rádio, quando o Zeppelin começava a decolar. Tem toda pinta de bootleg. Apesar de toda tecnologia, o velho bootleg continua a ser fabricado, e pegou velocidade novamente pelo aquecimento do mercado em vinil.
O que despertou a atenção da imensa legião do Led Zeppelin é que o disco primeiro apareceu No Spotfy, no Napster, e em outros serviços digitais de música que não costumam incluir bootlegs (o selo é da Cult Legends). Nas páginas de discussão da banda aventa-se que poderia ser uma jogada de Jimmy Page.
Um dos fãs, que usa o codinome Hammer of the Cods, que se arvora a especialista em bootlegs do LZ. Ele diz que já escutou toneladas de álbuns bootlegs do grupo e nunca tinha escutado nenhum com o repertório deste. Em seu comentário, ele sugere que Jimmy Page, em seu castelo, na quarentena, mexendo no material do Led Zeppelin, pode ter soltado as gravações.
Contando com a introdução do radialista Alan Black, e uma entrevista com os integrantes, rápida, o a álbum tem 58 minutos. Com cinco canções do álbum de estreia, You Shook Me, Communication Breakdown, Dazed and Confused, I Can’t Quit You, How Many More Times. Mais uma que a banda fazia nos primeiros anos no palco, mas que não gravaram em estúdio, White Summer, que Jimmy Page trouxe dos seus tempos do Yardbirds.
A qualidade de som é ótima, o que não é muito comum em edições bootlegs, e as interpretações são longas. Dazed and Confused tem quase doze minutos, e You Shook Me chega perto dos onze, e How Many More Times aproxima dos 14 minutos. É o Zeppelin mostrando o quanto era insuperável ao vivo, o destaque aqui é a guitarra de Jimmy Page, que domina o disco inteiro. No entanto, não tem maiores mistérios no disco. Este repertório está no álbum lançado no The Complete BBC Sessions, de que há também uma caixa com cinco LPs, edição limitada japonesa. Aliás estas gravações de programas na BBC já foram retalhadas de todas as maneiras possíveis.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias