CALAMIDADE PÚBLICA

Trade turístico sugere instalação de leitos contra coronavírus na Arena de Pernambuco e no Centro de Convenções

Proposta foi feita durante reunião de representantes do setor com o secretário de Finanças do Estado, Décio Padilha. Em São Paulo, o estádio do Pacaembu já está sendo preparado para receber infectados. O número de casos confirmados da covid-19 em Pernambuco subiu para 42 nesta segunda-feira (23)

Amanda Azevedo Mona Lisa Dourado
Amanda Azevedo
Mona Lisa Dourado
Publicado em 23/03/2020 às 16:49
Notícia
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Arena de Pernambuco está localizada em São Lourenço da Mata, Grande Recife - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Leitura:

*Conteúdo em atualização

Diante do avanço do novo coronavírus (covid-19) no Estado, representantes do trade turístico sugeriram, em carta entregue durante reunião com o governo de Pernambuco, a instalação de leitos na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR), e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda, também na RMR, para tratar os infectados. O número de casos confirmados no Estado subiu para 42 nesta segunda-feira (23)

"Apresentando os respeitosos cumprimentos e, em face da pandemia do coronavírus que tão fortemente atinge o nosso Estado, e conhecedores da real situação do sistema de saúde, diante do indicativo de possível exaustão de sua capacidade instalada, - haja visto (sic) o que vem acontecendo em outros países e em outros estados da federação, os quais tem tomado providências para adaptar equipamentos sociais para funcionar como hospitais de campanha - sugerimos que o Centro de Convenções de Pernambuco e a Arena Pernambuco sejam urgentemente transformados em ambiente para serem usados como espaços para assistência aos nossos irmãos acometidos pelo vírus e que vierem a necessitar de assistência à saúde", diz trecho da carta endereçada ao governador Paulo Câmara (PSB).

JC Imagem
Trade sugere usar espaço da Arena de Pernambuco para atender população com covid-19, em caso de necessidade - JC Imagem

Em São Paulo, estado que lidera o número de casos confirmados do novo coronavírus no País, o estádio do Pacaembu já está sendo preparado para receber infectados. No espaço, serão instalados 200 leitos para atender alguns pacientes de baixa complexidade. O governador da Bahia, Rui Costa, também anunciou na noite desta terça (23) a disponibilização do estádio da Fonte Nova para instalações de alta complexidade.  

>> Hotéis de Pernambuco perto de fechar as portas por causa do novo coronavírus

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Dezessete eventos previstos para o Centro de Convenções nos próximos 60 dias foram cancelados - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O documento, assinado por Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Convention Bureau de Porto de Galinhas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), Associação Brasileira das Agências de Viagem em Pernambuco (Abav-PE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-PE), também alerta para as dificuldades que o setor enfrenta por causa da pandemia. "O setor de turismo enfrenta a maior crise de que se tem conhecimento com 100% dos eventos cancelados, contratos de prestação de serviços e projetos interrompidos, nos resta darmos às mãos, sugerindo o uso desses espaços que já pertencem ao povo de Pernambuco e que encontram-se com uso interrompido e sem ter como vislumbrar o retorno às suas funções habituais, sejamos nós, Entidades do trade, a apresentar essa proposta de suporte de emergência", destaca o texto.

RESPOSTA A ATENDIMENTO DE DEMANDAS ADIADA 

A reunião do trade turístico com os secretários de Finanças e de Turismo do Estado, na tarde desta segunda-feira (23), terminou sem o anúncio de medidas concretas, mas com uma nova promessa de resposta em 10 dias. 

É o tempo em que o governo de Pernambuco pretende "digerir" o plano recém-anunciado pelo governo federal de socorro aos Estados, no valor de R$ 85,8 bilhões. Somente para a saúde, serão R$ 8 bilhões em quatro meses. As providências ainda incluem suspensão da dívida pública dos Estados com a União, renegociação de débitos com bancos, recomposição dos Fundos de Participação de Estados e municípios e operações com facilitação de créditos.       

"Os cenários econômicos estão submetidos às definições do governo federal. Nos próximos 10 dias, vamos tentar criar um formato de contribuição para minimizar as perdas do trade", disse o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes.

Sobre a sugestão de utilizar a Arena e o Cecon-PE como espaços de assistência no enfrentamento à covid-19, Novaes afirmou que a ideia está sendo considerada pelo Comitê de Crise do Estado, ao qual caberá um posicionamento formal. De antemão, assegura, a Secretaria de Turismo já encerrou o atendimento ao público no Cecon-PE. 

ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Vista aérea da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE - ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

Na avaliação da presidente da seção local da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Tatiana Marques, o secretário de Finanças, Décio Padilha, mostrou-se sensível às demandas, o que reacendeu a esperança de alguma medida de redução de danos. "Não queremos isenção, mas prorrogação do prazo de pagamento de alguns tributos, para não sermos considerados inadimplentes e termos fluxo de caixa para pagar funcionários", diz.

Para a diretora executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGCVB) e presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Brenda Silveira, "é compreensível a priorização da saúde neste momento". No entanto, admite, demissões no destino, que reúne pelo menos 25 mil trabalhadores formais (entre 40 mil no total) "serão quase inevitáveis". 

Foto: RioAve/Divulgação
Hotéis já começam a suspender atividades - Foto: RioAve/Divulgação
     

Também estiveram presentes à reunião, ainda feita presencialmente, a diretora executiva de Planejamento e Gestão da Prefeitura do Recife, Renata Vilaça, e diretor administrativo e financeiro do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, Césio Costa Rodrigues dos Santos, além de dois técnicos da Setur.

Atendendo à demanda do trade, a secretaria diz que a próxima reunião será feita por teleconferência, para permitir a participação de mais pessoas e evitar riscos de contaminação pelo covid-19.      

Leia a íntegra da carta do trade turístico

Dr. Paulo Câmara

Exmo. Sr. Governador do Pernambuco

AC. Dos Secretários de Turismo - Rodrigo Novaes Fazenda - Décio Padilha

Apresentando os respeitosos cumprimentos e, em face da pandemia do coronavírus que tão fortemente atinge o nosso Estado, e conhecedores da real situação do sistema de saúde, diante do indicativo de possível exaustão de sua capacidade instalada, - haja visto o que vem acontecendo em outros países e em outros estados da federação, os quais tem tomado providências para adaptar equipamentos sociais para funcionar como hospitais de campanha - sugerimos que o Centro de Convenções de Pernambuco e a Arena Pernambuco sejam urgentemente transformados em ambiente para serem usados como espaços para assistência aos nossos irmãos acometidos pelo vírus e que vierem a necessitar de assistência à saúde.

O setor de Turismo enfrenta a maior crise de que se tem conhecimento com 100% dos eventos cancelados, contratos de prestação de serviços e projetos interrompidos, nos resta darmos às mãos, sugerindo o uso desses espaços que já pertencem ao povo de Pernambuco e que encontram-se com uso interrompido e sem ter como vislumbrar o retorno às suas funções habituais, sejamos nós, Entidades do trade, a apresentar essa proposta de suporte de emergência.

Infelizmente, não há recursos nem meios materiais para contribuir neste momento de crise social e econômica. Fomos o primeiro segmento atingido economicamente de forma quase que fatal, mesmo assim não queremos estar fora da contribuição ao nosso Pernambuco, enquanto aguardamos ser possível a tão sonhada requalificação do CECON.

Respeitosamente,

ABEOC- PE, ABRASEL-PE, ABAV-PE, ABIH- PE, Convention Porto de Galinhas, Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas.

 

ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Vista aérea de Porto de Galinhas - FOTO:ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
MONA LISA DOURADO/JC
Em pequenos e médios hotéis, como o Navegantes, funcionários terão férias coletivas - FOTO:MONA LISA DOURADO/JC
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Dezessete eventos previstos para o Centro de Convenções nos próximos 60 dias foram cancelados - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Vista aérea da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE - FOTO:ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
JC Imagem
Trade sugere usar espaço da Arena de Pernambuco para atender população com covid-19, em caso de necessidade - FOTO:JC Imagem

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias