Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

Artesanato da palha do coco

Publicado em 23/08/2020 às 6:00
Leitura:

Se a natureza é pródiga, a gastronomia não deixa por menos em atributos na Rota Ecológica. Dentro ou fora das pousadas, a boa mesa já é uma realidade.

Com a oferta abundante e fresquinha, os frutos do mar formam a sólida base de cozinhas como a da Aldeia Beijupirá. Ali, pescados, moluscos e crustáceos se apresentam em "mixiras", a arte da mistura de sabores que virou marca da grife comandada pela pernambucana Adriana Didier, em parceria com o marido e sócio português Joaquim Gonçalves.

Peixes nobres, polvo, lagosta e camarões ganham suculência especial conferida por molhos cítricos e perfume de especiarias como a canela e o curry. Até um despretensioso tornedó, para quem sente falta de terra depois de dias se alimentando de mar, é alçado a outro status quando guarnecido por um consistente purê de banana com gorgonzola. O dengo final fica por conta do pastel de nata, de capa crocante e recheio sedoso, como só se encontra além-mar.

Outro endereço para se deleitar é o do Patrícia Bistrô. No povoado de Porto da Rua, a casa de vila poderia até passar despercebida não fossem carros com placas de diferentes cidades estacionados no local. A fama vem da reconhecida chef Patrícia Possas, que esteve à frente do restaurante da Pousada Patacho por quatro anos, até se aventurar em uma proposta autoral.

A mágica acontece ao ar livre em mesas dispostas no quintal. Neste período em que o distanciamento social ainda se impõe, os espaços privativos, com iluminação branda e intimista, são um diferencial a mais do bistrô. Medidas de segurança sanitária garantidas, deixe o paladar servir de guia no passeio pelo menu de inspiração franco-brasileira. O cardápio é enxuto, mas criativo o suficiente para agradar de carnívoros a vegetarianos. No meio termo, a opção mais eloquente: frutos do mar com pesto de legumes grelhados, crispy de alho poró e redução de laranja. De sobremesa, o bolo de rolo grelhado, com sorvete de tapioca e calda de cachaça revela a origem pernambucana da chef que adotou o norte de Alagoas como laboratório gastronômico.

Entre uma refeição e outra, a pausa para o café pode ser no Jardim Secreto, que de escondido não tem nada. Fica à beira da estrada, em uma casa pintada com temática de cordel, que serve deliciosos pães e bolos feitos artesanalmente.

 

Comentários

Últimas notícias