BAHIA

O pôr do sol na Cachoeira do Riachinho na Chapada Diamantina

A passagem pela cachoeira geralmente é feita depois da trilha da Cachoeira da Fumaça e vale muito a pena.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 10/05/2021 às 12:00
Notícia
X

A visita à Cachoeira do Riachinho, no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, aparece muitas vezes como um “combo” com a Cachoeira da Fumaça por serem muito próximas. No entanto, ela não é um mero “plus” e vale muito a pena se conhecer independentemente da outra que geralmente vem antes. A do Riachinho é apenas um brinde, mas no passeio combinado é de uma importância ímpar para brindar os visitantes com um refrescante banho.

Explico: É que nos 12 cansativos quilômetros da trilha da Cachoeira da Fumaça por cima não há parada para se banhar. Ou seja depois de uma exaustiva subida e descida nada melhor do que encontrar uma cachoeira em que se pode tomar um banho para amenizar o calor e relaxar um pouco. A cachoeira do Riachinho é de fácil acesso e não precisa gastar muita energia (que já está em falta depois da Fumaça) para se chegar nela.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O entardecer na Cachoeira do Riachinho - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Depois de uma curta e simples descida se chega no grande poço de água. O cansaço é tão grande que nem se liga para a temperatura fria dela. Pelo contrário, o frio ajuda a relaxar ainda mais os músculos bastante exigidos. Depois de descansar e recobrar as energias vale ir até o paredão e ficar debaixo da queda d’água. Aí depois é só sentar em uma pedra e curtir o lindo pôr do sol do Vale do Capão.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Depois da trilha da Cachoeira da Fumaça o banho é recompensador - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Tags

Autor