RETROSPECTIVA

São Benedito do Sul foi destaque no turismo em Pernambuco em 2021

A Coluna Turismo de Valor destacou o exemplo do município que despontou no setor mesmo em um ano tão difícil.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 31/12/2021 às 8:00
Notícia
X

Em Pernambuco, uma das cidades que conseguiram se reinventar em plena pandemia em 2021 foi São Benedito do Sul, classificado pela Empetur como o de maior recurso hídrico do Estado. Em plena Zona da Mata Sul, a 174 quilômetros da capital, a simpática e acolhedora cidade conta com cerca de 20 cachoeiras de até aproximadamente 30 metros de altura. Além das quedas d´água, ela oferece trilhas únicas que passam por pastos, canaviais, mata atlântica, grutas e cavernas. Mesmo em um momento difícil, conseguiu reafirmar a sua vocação para o turismo ecológico, rural e de aventura e foi destacada pela retrospectiva da Coluna Turismo de Valor

São Benedito do Sul, inclusive, recebeu uma homenagem na solenidade do Prêmio Pernambuco de Turismo, em que teve como vencedor na categoria jornalismo televisivo o Programa Cores e Sabores da TV Jornal. Na ocasião da cerimônia, foi dado ao prefeito Cláudio José de Gomes de Amorim o título de Pessoa Amiga do Turismo. São Benedito do Sul consegue ter vocação, ao mesmo tempo, para o turismo ecológico, rural e de aventura. As principais cachoeiras da cidade são as de Peri Peri, Laje, Boa Vista, Poço do Índio, Poço do Soldado, só pra citar algumas das várias existentes na área. 

O próprio percurso para a Cachoeira da Boa Vista, no Engenho Roncador, já é uma atração à parte. No local é feita a imperdível trilha das grutas que reúne várias paisagens diferentes e surpreendentes, a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade. A trilha tem cerca de cinco quilômetros e começa em uma área de pasto de encher os olhos, com montes verdes e vacas ao redor. Depois de alguns metros, o cenário muda completamente quando se entra na mata fechada. Na área de floresta uma parada pra observar a inusitado coqueiro que nasceu bem em cima do outro.

Seguindo o caminho se chega na região das grutas, sem dúvida o grande diferencial do trajeto. São várias de diferentes tamanhos e formatos que servem de passagem para os visitantes.

“Elas são o ponto alto da trilha. É uma experiência única pois nelas é perceptível a queda de temperatura e algumas são tão escuras que para atravessar precisamos da ajuda de lanternas. Os turistas ficam maravilhados e dizem nunca ter tido uma sensação dessas. Realmente é uma aventura”, afirmou o guia da cidade, Cláudio Vieira.

Na sequência, a trilha passa por uma área de canavial até acabar na Cachoeira da Boa Vista, a recompensa depois da caminhada, perfeita para recarregar as energias com um banho providencial. Ela tem de 3 metros de altura e recebe o nome pela bela vista que oferece da região.

Destaque também para os “ofurôs naturais” que são os buracos nas pedras onde se pode relaxar mais. Depois do banho é possível visitar no local as ruínas do Engenho do Roncador que conta com uma casa de farinha e um moinho d´água.

Cachoeira do Peri Peri

A mais famosa cachoeira de São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, sem dúvida, é a de Peri Peri. Situada a 8 quilômetros do centro da cidade, ela é acessada por uma trilha um pouco íngreme descendo uns 500 metros. Ao chegar lá embaixo, o visitante se depara com o paredão de 27 metros de altura, que é utilizado também para a prática do rapel.

“Ela é nosso principal cartão postal e grande orgulho da cidade. Uma das mais altas e bonitas daqui. Vir para São Benedito do Sul e não tomar banho em Peri Peri é o que mesmo que não vir”, brincou o guia Cláudio Vieira.

Turistas de várias partes do Brasil e até do exterior visitam diariamente Peri Peri. O engenheiro francês Laurent Benisty. “Foi a primeira vez que vim aqui e achei a cachoeira muito linda, a água está maravilhosa. Na França as cachoeiras são mais frias. Aqui, além de mais quentes, são mais bonitas”, disse.

Descendo um pouco mais na mesma trilha, logo abaixo fica a cachoeira do Poço do Índio, uma pequenina queda d´água, onde é possível curtir a água de forma mais tranquila.

Cachoeira da Laje 

A cachoeira mais popular entre os moradores locais de São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul, é a do Poço do Soldado, localizada no Engenho Brejinho a 8 quilômetros do centro da cidade. Apesar de pequena, ela atrai muita gente pelas águas bem calmas e a geografia do local que faz dela uma grande piscina natural.

Ao lado da casa da propriedade tem também algumas bicas, uma outra opção para refrescar os visitantes. Subindo por uma trilha pela mata se consegue chegar na Cachoeira da Laje, que é tão grande quanto a de Peri Peri, só que dividida em várias quedas d´água. O que facilita para se curtir cada uma de uma vez e ir subindo aos poucos até o topo.

Reservar um fim de semana para ir conhecer (e se surpreender) São Benedito do Sul vale a pena demais. A nutricionista Priscila Torres saiu do Recife para fazer isso e não se arrependeu. “Eu não esperava encontrar cachoeiras tão belas em uma cidade que não é tão longe da capital. Recomendo demais a visita e espero voltar outras vezes para conhecer todas as outras cachoeiras que não deu tempo de visitar”, afirmou.


Tags

Autor