O abraço na natureza na Serra dos Cavalos em Caruaru
No #TBT da Coluna Turismo de Valor as lembranças do passeio pelo Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho ou Serra dos Cavalos como é mais conhecido
O #TBT da Coluna Turismo de Valor relembra nesta quinta (13) uma paz de 359 hectares. Esta é a extensão do fragmento de mata atlântica que recebeu o nome de Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho ou simplesmente Serra dos Cavalos, como é popularmente conhecido. Uma área de sossego e tranquilidade localizada no distrito Murici, a apenas 12 quilômetros do centro da cidade. Rápido se chega onde o tempo parece passar devagar. No local é possível fazer várias trilhas, acampar e tomar banho de açude ou cachoeira, além de conhecer um centro Hare Krishna.
O fácil acesso é feito pela BR-232, basta pegar a direita na placa sinalizando o distrito e após sete quilômetros em uma estrada de asfalto e depois de terra se chega no parque. Criado por uma lei municipal em 1983, ele recebeu o nome do ambientalista pernambucano que foi um dos pioneiros na luta pela conservação ambiental em Pernambuco. Nada mais justo para um local em que o meio ambiente é tão rico e preservado.
Apesar de ser uma das unidades de conservação mais importantes do Estado, ele ainda é pouco conhecido. Inclusive da própria população de Caruaru. Ao chegar na sede do parque, o visitante acompanha uma breve apresentação sobre a história do local e as orientações de segurança. Devido à pandemia, ele reabriu ao público em agosto do ano passado com novas regras. O uso de máscara é obrigatório e ao longo das trilhas as pessoas devem manter um distanciamento mínimo de dois metros entre elas.
O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho está aberto de terça a domingo, das 7h às 16h. A visita, que é acompanhada por um guias credenciados, deve ser agendada previamente pelo site do parque. Ou então pode se marcar diretamente com os atrativos como o ecocamping e fazenda Hare Krishna que contam com ecocondutores certificados pela prefeitura. Existem sete roteiros oficiais com diferentes extensões e atrativos. Independentemente do caminho escolhido, a aventura e o contato com a natureza são garantidos.
Os roteiros contemplam alguns mirantes, como o da Janela da Mata e do pôr do sol, e vários açudes, sendo os principais o Jaime Nejaim, o Guilherme de Azevedo e o Antônio Menino. Não deixe de passar pelos bosques das palmeiras, das samanbaias e do Pau-Brasil. As trilhas também passam por algumas ruínas interessantes como a do antigo Engenho Vargem Grande e da antiga estação da Água Mineral Vitale (uma pena que na ocasião da reportagem elas se encontravam abandonadas, com o mato cobrindo quase tudo).
Entre os pontos curiosos da Serra dos Cavalos estão uma grande cratera que dizem ter sido formada pela queda de um pedaço de meteoro e a Cachoeira do Nestor, que embora geograficamente pertença ao município vizinho de Altinho, costuma ser acessada pelas trilhas de Caruaru.
ACAMPANDO NA SERRA DOS CAVALOS
Com tanto a se fazer na Serra dos Cavalos, a dica é justamente passar mais de um dia por lá. Para quem curte acampar, uma ótima opção é o Ecocamping Araçá. Um empreendimento familiar que existe desde 2019 e oferece uma boa estrutura para quem já é experiente ou quer acampar pela primeira vez.
O local conta com banheiros (inclusive com chuveiro elétrico) e restaurante com todas as refeições do dia, incluindo opções veganas e vegetarianas. A Coluna Turismo de Valor foi recebida pelo simpático e prestativo proprietário Rozano José de Jesus.
"Todos são bem-vindos, aqui a nossa família recebe outras famílias. A nossa propriedade tem meio hectare e temos capacidade para receber 50 pessoas, mas devido à pandemia reduzimos este número pela metade para que todos pudessem se sentir mais seguros aqui", explicou Rozano.
Todos que acampam no local destacam a energia da área. "Já tinha acampado em outros locais, mas adorei a experiência daqui pois eles contam com uma ótima estrutura e uma vista maravilhosa. Também me surpreendi com a Serra dos Cavalos, uma área linda e perfeita pra quem gosta de trilhas, como eu", disse a estudante Ariela Costa.
Embora tenha investido para transformar a casa e melhor receber os turistas, Rozano destaca que o grande atrativo é mesmo a natureza ao redor. "Acampar aqui é aproveitar da natureza com a nossa estrutura com segurança, um lugar muito agradável. Aqui a nossa grande riqueza é a vista privilegiada de Caruaru e do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho pois ficamos no topo de uma serra a aproximadamente 900 metros de altitude", informou Rozano.
Realmente, a vista do camping é belissíma e fica ainda mais deslumbrante à noite, com as luzes do centro de Caruaru ao fundo, lembrando que distante de tudo, no topo da serra, fica um lugarzinho da paz escondida.