FOTOGRAFIA

Lista: veja quais são as ruas mais 'instagramáveis' do Brasil e saiba como visitar

A lista elenca lugares de várias partes do Brasil e inclui uma representante pernambucana

Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira

Publicado em 07/01/2022 às 14:44 | Atualizado em 07/01/2022 às 14:49
Notícia
X

Na hora de viajar, todo mundo quer fazer um registro bonito dos lugares por onde passa, não é? Além de aproveitar todos os atrativos do destino escolhido, uma boa foto para registrar a viagem é quase sempre fundamental.

O Instagram é uma das redes sociais onde os usuários costumam dar dicas de viagens, mostrar detalhes dos destinos e indicações do que fazer em cada um deles. Para isso, uma foto atrativa é importante. Listamos a seguir as ruas mais instagramáveis do Brasil, reunindo lugares dos quatro cantos do país. Confira:

Rua do Bom Jesus (Recife - PE)

Tem representante pernambucano na lista! A Rua do Bom Jesus foi eleita, em julho de 2020, a terceira rua mais bonita do mundo, em lista divulgada na revista americana Architectural Digest, sendo a única do Brasil que apareceu na lista, que possui 30 outras vias. A publicação destaca a “beleza e o colorido dos casarios, das palmeiras altas da Rua do Bom Jesus e a primeira sinagoga construída nas Américas, a Kahal Zur Israel”.

Ela recebeu esse nome por conta de um antigo Arco do Bom Jesus, de 1850, que funcionava como uma das portas de Recife. Seu casario secular é um registro da arquitetura erguida durante o Período Holandês em Pernambuco, considerada a primeira espécie de estrutura vertical do país. 

Rua do Fogo (Paraty - RJ)

 

 

Localizada na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, a Rua do Fogo preserva traços da arquitetura portuguesa e é um dos poucos locais que contam com residências no Centro Histórico. Essa rua é é calçada com pedras e cercada pelos casarões antigos característicos da cidade. O diferencial está nas fachadas das casas, que são cobertas por plantas e rosas. Além disso, turistas visitam a viela por conta da história e também pela sua vista para a Igreja de Santa Rita.

Rua Gonçalo de Carvalho (Porto Alegre - RS)

 

 

Super arborizada, a Rua Gonçalo de Carvalho fica na divisa dos bairros Independência e Floresta, em Porto Alegre (RS). Decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em junho de 2006, ficou conhecida não só pelas árvores que formam um túnel verde em sua extensão, mas também pela luta pela preservação mantida há anos pelos moradores e até por quem não reside nela. Além dos turistas, muitos moradores da região também aproveitam a paisagem para passeios com crianças ou animais de estimação.

Segundo o site Hypeness, os moradores mais antigos contam que as Tipuanas foram plantadas na década de 1930 pelos funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria do bairro. Em 2005, a construção de um shopping ameaçou fazer mudanças na rua que poderiam acabar com as árvores. Foi quando os moradores se mobilizaram e conseguiram que a rua fosse decretada como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental pelo município em 2006.

Rua do Beija-Flor (Tibau do Sul - RN)

 

 

Essa daqui virou parada obrigatória para todos que visitam a Praia da Pipa, em Tibau do Sul, a 80 km de Natal. Isso porque a Galeria Vila Mangueira atrai a todos pela fato de que sua charmosa arquitetura lembra muito a Grécia. Mais interessante ainda é que do alto da galeria dá para ver o mar da Praia do Centro.

 

Rua XV de Novembro (Blumenau - SC)

 

 

A Rua XV de Novembro é a mais alemã de Santa Catarina. Palco dos desfiles do Oktoberfest, foi aberta pelos colonizadores, que em sua maioria se estabeleceram naquele trecho com suas famílias e deram o nome de  Würststrasse (rua da linguiça em alemão) para a rua, por seu traçado fino e cheio de curvas lembrar a iguaria.

O comércio foi se concentrando por lá, graças aos 1.590 metros de extensão do local. Depois, expandiu-se para as cercanias. É por esse motivo que, antes de receber o nome atual em 1890, por ocasião da Proclamação da República, ainda foi chamada de Rua do Comércio.

Beco do Forró (Jericoacoara - CE)

 

 

A Rua do Forró, também conhecida como Beco do Forró, em Jericoacoara (CE) sabe ser bonita até sem asfalto. Como as outras ruas da cidade, a rua é coberta por areia e concentra os principais bares e restaurantes da vila. Além do agito, principalmente à noite, o Beco é belíssimo e tem cenários que rendem ótimos cliques. 

 

 

Rua da Câmara (Tiradentes - MG)

 

 

Localizada em Tiradentes, no interior de Minas Gerais, a Rua da Câmara revela um dos cenários mais bonitos do estado. Essa rua termina na junção com a Rua Jogo de Bola e a Rua do Chafariz, onde fica a antiga fonte de água da cidade, conhecida hoje como Chafariz de São José. Na extremidade mais alta fica a Igreja Matriz de Santo Antônio. A partir dela é possível admirar os casarões antigos que margeiam a via coberta por pedras, com a Serra de São José ao fundo. 

 

Rua do Macugê (Arraial d'Ajuda - BA)

 

 

Principal rua do Arraial d'Ajuda, a Rua Mucugê é famosa por reunir uma grande diversidade de bares e restaurantes. É nela que fica o Beco das Cores, uma espécie de galeria a céu aberto que reúne lojas e bares e tem música ao vivo nos finais de semana. Sem dúvidas, é a rua mais charmosa não só da vila, mas de Porto Seguro, na Bahia. 

 

Rua Portugal (São Luís - MA)

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wallquiria (@wallquiriab)

 

Um ótimo lugar para registros no Instagram para quem visita São Luís, no Maranhão, é a Rua Portugal. Os casarões coloniais cobertos por azulejos portugueses tornam a rua muito bonita, além do asfalto de pedras e os postes de luz antigos, que deixam o lugar muito charmoso. É parada indispensável para quem visita a capitão maranhense. 

Tags

Autor