Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

TURISMO INTERNACIONAL

Turismo internacional não deverá alcançar nível pré-pandemia antes de 2024, diz OMT; veja dados

O turismo internacional continua lento, segundo OMT

AFP Amanda Francine
AFP
Amanda Francine
Publicado em 18/01/2022 às 16:37
Divulgação
Viagens internacionais tem aumento lento devido a variante ômicron. - FOTO: Divulgação
Leitura:

As viagens de turismo internacional em nível mundial não devem recuperar os níveis pré-pandemia antes de 2024, segundo um levantamento publicado nesta terça-feira (18) pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que prevê um começo de 2022 com poucas movimentações devido o aumento da variante ômicron.

De acordo com a agência das Nações Unidas sediada em Madri, o número de desembarques internacionais aumentou 4% no mundo no ano passado em relação a 2020, mas continuou sendo 72% inferior ao de 2019, antes do início da pandemia de covid-19.

O que diz a Organização Mundial do Turismo

"O ritmo da recuperação continua lento e desigual nas diferentes regiões do mundo, devido aos graus distintos de restrição à mobilidade, às taxas de vacinação e à confiança dos viajantes", anunciou a Organização Mundial de Turismo (OMT) em comunicado.

Os especialistas da OMT veem perspectivas mais "favoráveis" em 2022, mas o crescimento dos casos pelo surgimento da variante ômicron, que é mais contagiosa, pode a atrapalhar a recuperação no início do ano. A contribuição econômica do turismo em 2021 foi de 1,9 trilhões de dólares, abaixo de 2019 que faturou cerca de 3,5 trilhões.

Com a chegada de turistas internacionais os números podem subir de 30% a 78% em comparação com 2021, mas ainda seriam inferiores aos números de 2019. As estimativas de muitos especialistas é que a volta ao patamar pré-pandêmico só deverá acontecer em "2024 ou depois".


 

Matéria de origem

Últimas notícias