Cuidado com o excesso de treino antes do Carnaval

Publicado em 17/02/2017 às 14:07 | Atualizado em 17/02/2017 às 18:29
Excesso de atividade física pode comprometer a imunidade. Foto: Divulgação
FOTO: Excesso de atividade física pode comprometer a imunidade. Foto: Divulgação
Leitura:
Excesso de atividade física pode comprometer a imunidade. Foto: Divulgação Excesso de atividade física pode comprometer a imunidade. Foto: Divulgação O Carnaval está quase aí e muita gente anda intensificando, sem a devida orientação, o programa de treinamentos para exibir uma barriga mais sequinha e chapada nos dias de folia. Nessa situação e em qualquer outra em que a busca exagerada por determinado padrão físico prevalece sobre a manutenção da saúde, as atividades físicas começam a representar um risco ao bem-estar.
“Treinos intensos, por longos períodos, provocam uma queda da defesa imunológica do organismo, representada pela redução dos glóbulos brancos e dos marcadores da imunidade, os linfócitos chamados CD3, provocando riscos de ocorrência da chamada “síndrome do excesso de treinamento (SET)”. Nabil Ghorayeb, cardiologista e especialista em medicina do esporte.
Foto: TV Globo/Reprodução Foto: TV Globo/Reprodução Segundo o médico, a síndrome pode ser prevenida por meio da orientação de especialistas. Ele ressalta que, no caso dos praticantes amadores, é importante perguntar-se qual a razão para passar dos limites. “Se a prática esportiva for para saúde, é desnecessário passar dos limites. Se o caso é competir, é necessário consultar um profissional que organize o treinamento sem pôr a saúde em risco”.

Últimas notícias