A importância de estimular a prática de atividade física na infância

Gabriela Máxima
Gabriela Máxima
Publicado em 11/06/2019 às 9:36
Crianças devem praticar alguma atividade física para estimular uma vida saudável. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Crianças devem praticar alguma atividade física para estimular uma vida saudável. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:
[caption id="attachment_2682" align="alignnone" width="748"]"" Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem[/caption]Atividades físicas são excelentes para crianças e adolescentes iniciarem uma vida saudável e prevenirem doenças crônicas como obesidade e diabetes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que quase metade da população do Brasil (47%) é sedentária e não prática atividade física com a intenção de mudar o estilo de vida. De acordo com o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Anjo da Guarda, Marcelo Novak, o pouco estímulo ao esporte durante a infância pode ser um dos fatores que explica os baixos índices divulgados pela OMS."Nos primeiros anos de vida, o esporte é essencial para desenvolver a coordenação motora das crianças e é nesse momento que surge também a aptidão em diferentes atividades físicas que pode evoluir para a vida adulta", disse. Por isso, Novak recomenda que diferentes esportes sejam apresentados aos pequenos para que a criança possa testar e experimentar o que mais gosta.IDADE - Para as crianças, o ideal são atividades físicas que não envolvam estratégias e regras complicadas. O foco nos primeiros anos é estimular a coordenação motora, socialização e movimentação. Capoeira, aulas de dança, judô e circo podem ser boas opções pra iniciar crianças a partir de três anos de idadePERSONALIDADE - Esportes individuais ou em grupo? Cada modalidade tem características que podem se adaptar melhor para diferentes tipos de perfil. Entender a personalidade da criança auxilia nesse momento de estimular pontos fracos ou reforçar a autonomia e a autoconfiançaINVESTIMENTO - É importante que o esporte caiba no tempo e no orçamento familiar, para que não vire um problema. Alguns esportes coletivos pedem mais dedicação de tempo, com torneios, viagens e competições. Outras atividades podem exigir equipamentos mais caros como esgrimaEXPERIÊNCIA - Experimentar é a palavra-chave. Permitir que a criança explore diferentes atividades para descobrir o que gosta mais e onde se sente mais confortável é uma jornada de descobrimento importante. O apoio e suporte dos pais são essenciais para o equilíbrio entre a descoberta e a persistência diante dos desafios.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Últimas notícias