Tirar ou não tirar?

Uso de máscara deixa de ser obrigatório nas academias de ginástica de Pernambuco?

O uso de máscaras permanece obrigatório nos serviços de saúde, farmácias e nos transportes coletivos, além de escolas

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 19/04/2022 às 18:27 | Atualizado em 19/04/2022 às 20:41
Notícia
X

Quando a pandemia da covid-19 começou e a obrigatoriedade das máscaras se fez necessária, usar esse equipamento de proteção durante os treinos esportivos era um verdadeiro sacrifício. Depois, as máscaras foram se modernizando para atender quem pratica atividade física e usá-las já não era tão ruim. Agora, em Pernambuco, o governo do Estado liberou, nesta terça-feira (19), o uso das máscaras em ambientes fechados, inclusive academias de ginástica, centros esportivos, boxes de crossfit e similares.

Sendo assim, a partir desta quarta-feira (20), quem desejar treinar sem máscaras estará liberado. No entanto, especialistas em saúde recomendam que, quem se sentir confortável, siga se protegem com esse equipamento. Um deles é o presidente do Conselho Regional de Educação Física em Pernambuco, Lúcio Beltrão. "Pessoalmente fico feliz com a desobrigação do uso de máscaras, pois significa que a população está sendo vacinada e estamos superando a pandemia. Recomendo que quem se sinta confortável que continue usando máscaras e que todos se vacinem, inclusive doses de reforço", afirmou.

Vote na enquete

Em coletiva de imprensa, nesta terça, o secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que as novas medidas foram tomadas com base nos indicadores da doença, que apontam uma taxa de positividade de 0,7% na última semana e que há seis semanas consecutivas têm se mantido abaixo de 3%, percentual considerado um patamar de controle. "Além disso, nas últimas cinco semanas temos registrado menos de 60 casos graves de covid-19 e há 12 dias não tivemos mortes pela doença", pontuou.

O secretário alertou ainda que, mesmo com a desobrigação, o uso de máscaras ainda é fortemente recomendado para pessoas com sintomas gripais, pacientes imunossuprimidos e idosos, especialmente os que ainda não tomaram as doses de reforço da vacina. A utilização da proteção também é pertinente para qualquer pessoa onde houver aglomeração.

O uso de máscaras permanece obrigatório nos serviços de saúde, farmácias e nos transportes coletivos, onde o item será exigido apenas dentro do veículo. Nos demais serviços de transportes, como táxis e carros de aplicativo, o uso da máscara é facultativo. Nas escolas de ensino infantil – a partir dos três anos de idade – fundamental e médio, a utilização segue obrigatória.

Tags

Autor