Tapioca engorda? Confira as calorias e se é mesmo uma boa opção para dieta
O que realmente faz a diferença na tapioca e torna ou não uma boa opção para a dieta são os recheios escolhidos e a quantidade consumida
A tapioca é uma das receitas mais populares nas dietas fitness e na alimentação diária, especialmente no Brasil. Conhecida por ser sem glúten e bastante versátil, ela frequentemente gera dúvidas sobre seu impacto no peso. Será que a tapioca engorda?
Para responder a isso, é importante saber sobre as calorias da tapioca e seus preparos, pois isso permite analisar se ela é uma boa escolha para a sua dieta.
A tapioca é um alimento pobre em nutrientes
Apesar de ser amplamente consumida, a tapioca não é considerada um alimento funcional devido à sua baixa densidade nutricional.
O nutricionista Diogo Círico, em entrevista ao blog Growth Supplements, afirma que “não há nenhum benefício extra em incluir a tapioca na dieta de quem deseja reduzir peso.”
A tapioca é basicamente composta por carboidratos de rápida digestão, o que a torna menos nutritiva quando comparada a outros alimentos.
Em uma porção de duas colheres de sopa de tapioca, há aproximadamente 14g de carboidratos e apenas 1,6g de proteínas.
Tapioca engorda?
Muitas pessoas evitam incluir a tapioca na dieta por acreditarem que ela engorda, mas isso não é verdade, pois a tapioca, por si só, não contribui diretamente para o ganho de peso. Ela é um alimento livre de gorduras e glúten, e pode ser consumida de maneira saudável.
O problema ocorre quando a tapioca é preparada com recheios altamente calóricos, como leite condensado, brigadeiro ou doce de leite, o que também ocorre em outras receitas fit populares, como o mingau de aveia.
Quando consumida de forma exagerada e com recheios não saudáveis, a tapioca pode sim contribuir para o ganho de peso.
Por outro lado, quando preparada com recheios saudáveis e consumida moderadamente, a tapioca pode ser uma opção viável para a dieta.
Escolha os recheios certos para a tapioca
Para garantir que a tapioca seja uma opção saudável, é necessárioprestar atenção aos recheios. Algumas estratégias para preparar uma tapioca menos calórica e mais nutritiva são:
- Opte por recheios saudáveis: para opções salgadas, prefira carnes magras como frango ou peru, e queijos brancos. Para tapiocas doces, frutas frescas são uma ótima escolha.
- Controle as porções: uma porção de duas colheres de sopa de tapioca é suficiente. Evite exagerar para controlar a ingestão calórica.
- Evite recheios calóricos: fique longe de opções como leite condensado, brigadeiro e doce de leite, que aumentam significativamente as calorias da refeição.
Gostou das informações sobra a tapioca? Compartilhe com quem também pode se interessar!