Coluna

O segredo para o amor eterno

"Se você sabe remar, pode remar qualquer barco. Se você não sabe remar, mudar de barco não vai ajudar."

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carvalho

Publicado em 08/02/2021 às 17:04
Notícia
X

A complexidade e dificuldade dos relacionamentos tornam a raça humana diferente de outras espécies. Quanto mais adiantados somos, mais precisamos encarar os desafios de uma relação. Os animais não têm problemas com relacionamentos. Eles não fazem nenhum tipo de aconselhamento. Nem as sociedades tribais têm problemas com relacionamentos.

Em todo ser humano existe um profundo desejo de se conectar. Essa compulsão nos faz procurar por uma relação. Uma vez que você tenha uma relação, você quer que ela dure para sempre. Quando você diz, ou ouve alguém dizer: “Eu te amo muito”, a resposta típica é: “Você vai me amar para sempre?”. Queremos que aquele amor seja eterno. Neste momento alguém está amando alguém, mas isso não é suficiente. Muitos também dizem: “Eu amo você sempre, pode toda a vida, até meu último suspiro”. As palavras podem variar, mas nós queremos que o amor seja eterno. Nós não ficamos satisfeitos de ter aquele amor somente agora.

Gostaríamos também de saber que o relacionamento está ligado ao passado. Muitas vezes as pessoas dizem: “Eu tenho certeza que tivemos uma profunda conexão no passado, talvez você seja minha alma gêmea”. Nós queremos que a conexão seja profunda e desejamos que dure por toda a eternidade. Essa tendência em nossos relacionamentos indica algo mais profundo. Ela mostra que o deseja vem não do nível mental, mas de algum canto desconhecido que não examinamos a fundo.

E daí se alguém esteve ligado a você no passado? Qual é a necessidade de que ele esteja em seu futuro? Quando as coisas vão bem, você acha que seus relacionamentos sempre foram daquele jeito, você sempre esteve apaixonado. Quando as coisas começam a dar errado, mesmo depois de muitos anos, você pensa que deve ter se enganado e que vocês nunca estiveram ligados em uma vida passada. Então, por que tanta gente fica junto por todos aqueles anos?

Veja isso. Se o seu relacionamento é baseado em uma necessidade pessoal, não vai durar muito tempo. Assim que essa necessidade é preenchida, num nível físico ou emocional, a mente procura algo mais, em algum outro lugar. Se a relação vem de um nível de compartilhamento, então pode durar mais.

Se você sabe remar, pode remar qualquer barco. Se você não sabe remar, mudar de barco não vai ajudar. Mudar de relacionamento não resolve o assunto da relação. Mas cedo ou mais tarde vamos estar na mesma situação, em qualquer relacionamento. Precisamos olhar em outra direção. Precisamos olhar dentro de nós, da origem de onde nos relacionamos. Primeiro de tudo, qual é sua relação consigo próprio. Vamos refletir sobre isso. Quem é você para você mesmo?


 

Tags

Autor