Paciência

Saber esperar é uma virtude

Querer que todos sejam corretos é certo, mas você precisa dar a eles liberdade de ação. Tenha senso de justiça com paciência, então a raiva não vai assumir o controle.

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carvalho

Publicado em 05/07/2021 às 9:06 | Atualizado em 07/07/2021 às 14:24
Notícia
X

Espírito de justiça sem se tornar parcial? Eu tendo a me afastar se eu estou errado e isso limita minha habilidade de perdoar e esquecer. O que fazer?

Todos aqueles que ficam com raiva ficam dessa forma, estão baseados em um espírito de justiça. Mas as suas ideias de senso de justiça são muito limitadas. Todos os tipos de coisas acontecem nesse mundo, você precisa de paciência. Querer apenas justiça e dizer "eu quero ser correto e eu quero que todos sejam corretos, agora mesmo", não é possível.

Querer que todos sejam corretos é certo, mas você precisa dar a eles liberdade de ação. Tenha senso de justiça com paciência, então a raiva não vai assumir o controle. Caso contrário, quando você diz "eu estou correto' e você exige "eu quero isso" a raiva vem. E quando a raiva vem, você perde o seu espírito de justiça. Se você está com raiva, é tão ruim quanto alguém fazendo algo errado.

Suponha que alguém não limpa este lugar e está tudo sujo. Você vem aqui e fica com raiva. Aquela pessoa cometeu um erro, ela não limpou aqui: isto está correto. Mas você ficar tão aborrecido e ficar reclamando e gritando sobre isso, isto é outro erro. Dois erros não podem corrigir um erro. Então, se alguém faz algo errado, pacientemente diga a eles uma, duas, três vezes e os eduque.

Você precisa de uma enorme paciência para ser um educador. Professores de escolas têm esse desafio hoje em dia. Eles falam dez vezes com as crianças, mas mesmo assim elas não escutam. As crianças tem uma síndrome de deficiência de atenção. As crianças não prestam atenção. Então, é preciso paciência.

Paciência é uma virtude. É uma das seis riquezas: Shama(calma ou quietude da mente), Dama (auto-controle), Uparati (afastamento dos objetos mundanos), Titiksha (poder de resistência), Shraddha (fé) e Samadhana (equanimidade ou unidirecionalidade da mente). Samadhana é ter contentamento e paciência.

É absolutamente essencial.

 

Quer ter acesso a mais conhecimentos como esse? Acesse: www.artedeviver.org.br .

Tags

Autor