Emoções

Assuma o controle do seu interior

Se você está no controle de si mesmo, tudo no mundo exterior começa a acontecer naturalmente

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carvalho

Publicado em 05/08/2021 às 12:02 | Atualizado em 05/08/2021 às 12:03
Notícia
X

Queremos controlar todos. Queremos que todos trabalhem de acordo conosco. Queremos controlar tudo. Por exemplo, em casa, sua mãe quer lhe controlar, não é? Todos os maridos e esposas também controlam. Quem mais controla? Você! Queremos controlar tudo que há fora, mas não controlamos o que está dentro.

Ficamos com raiva, mas não controlamos isso. Nós não dominamos nossa raiva. Nós não temos controle sobre nossa raiva, nossas emoções e nossos pensamentos. Nós não temos controle sobre nós mesmos, nem temos controle sobre o que comemos. Você não tenta controlar o quanto deve dormir. Não controlamos nada que esteja dentro, mas queremos ter controle sobre tudo o que está fora.

Tem alguma coisa fora que já esteve no seu controle? Não. Então, quando você controlar o seu interior, quando você for capaz de dominar suas emoções e pensamentos, então tudo o que acontecer externamente estará automaticamente em seu controle.

Se você tem o interruptor em sua mão, toda a casa pode ser iluminada ao ligá-lo. Mas, se você deixar o interruptor principal e começar a tirar a lâmpada, você pode queimar a mão ou pode receber um choque eléctrico. Isto é o que acontece, não é? Nós tentamos controlar o que está acontecendo exteriormente e nos queimamos. Então, o que deve ser feito? Controle o seu mundo interior, o mundo exterior será controlado por si mesmo. Não tente controlar tudo.

Suponha que você esteja organizando um evento e queira controlá-lo completamente ou você é um líder de equipe e vai supervisionar alguns preparativos e quer ter controle sobre tudo, isso é natural, não é errado, mas quando você tenta controlar muito, aumenta o estresse, você começa a sofrer de estresse. Então, se você está no controle de si mesmo, tudo no mundo exterior começa a acontecer naturalmente e com facilidade.

 

*Conheça os cursos de meditação e respiração da Organização Arte de Viver: artedeviver.org.br

Tags

Autor