Viver Bem

A paz no mundo depende de nosso interior

Sem paz interior, os objetivos externos de paz global, desenvolvimento sustentável e integração social continuarão a ser uma miragem.

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carvalho

Publicado em 23/09/2021 às 11:31 | Atualizado em 23/09/2021 às 11:41
Notícia
X

No ethos indiano, são reconhecidos três níveis de paz. O primeiro é a paz interior - a da mente. O segundo é a paz no nosso ambiente imediato, na nossa família, amigos e comunidade. O terceiro é a paz no mundo, entre as nações.

A paz interior é a base para a construção da paz nas comunidades e nas famílias. Um estado de espírito pacífico é essencial para a coragem e confiança necessárias para agir em prol do bem maior da humanidade.

Enquanto a humanidade se debate com o trauma da pandemia de Covid-19, mesmo aqueles que normalmente não se preocupam com a paz começam a procurá-la nas suas vidas. As crises humanitárias no Afeganistão, Etiópia, Sul do Sudão, Síria, Iêmen e outras partes do mundo exacerbaram ainda mais a complexidade dos desafios multidimensionais que a humanidade enfrenta atualmente. A necessidade do momento é combater o flagelo da ignorância, das ideologias extremistas e da desinformação. Esta combinação tóxica ameaça os próprios alicerces da civilização humana.

Sem paz interior, os objetivos externos de paz global, desenvolvimento sustentável e integração social continuarão a ser uma miragem.

A paz não é algo que se possa comprar no mercado. Tem de ser cultivada dentro de cada um de nós.

O principal obstáculo para encontrar a paz interior é o estresse na mente. Hoje em dia, tanto os jovens como os idosos sofrem de estresse, solidão e ansiedade em uma escala sem precedentes. A depressão e a saúde mental tornaram-se uma preocupação global.

Infelizmente, nem em casa nem na escola aprendemos a gerir as nossas emoções negativas, a livrar-nos do estresse e a suportar fases difíceis da vida. O estresse e a agressão estão diretamente ligados. Ambos se alimentam um do outro, criando assim um ciclo de violência. Por outro lado, a força que vem da paz interior ajuda a enfrentar os desafios com uma mentalidade construtiva.

A paz mundial não pode vir apenas através da promulgação de políticas de alto nível. São os indivíduos pacíficos que podem fazer um mundo pacífico. Uma pessoa com paz interior será capaz de ter um impacto positivo naqueles que entram em contato e assim estabelecer a paz na sua comunidade.

Uma mente agitada não pode encontrar soluções. Nestes tempos difíceis, a paz interior tornou-se mais importante do que nunca. Devemos ter a energia e a sabedoria para perceber os nossos problemas como desafios e transformá-los em oportunidades. Talvez esta resiliência e sabedoria tenha permitido que a vida evoluísse e prevalecesse sobre os tempos mais difíceis do planeta. As culturas de todo o mundo estão repletas de exemplos de pessoas que transformaram as crises em oportunidades para o benefício das suas sociedades.

Agora, novamente com a humanidade na encruzilhada da transformação, precisamos invocar a paz dentro de cada um de nós, que permitirá superar a presente crise com coragem, confiança e compaixão.
A paz interior é a base sobre a qual podemos reunir a força e o empenho necessários para trazer a recuperação e a cura ao mundo.

 

Tenho acesso a conhecimentos milenares através do www.artedeviver.org.br

Tags

Autor