LITERATURA

Coluna Escrita: Os versos de denúncia da austríaca Ingeborg Bachmann chegaram ao Brasil pela Todavia

Em uma linda edição bilíngue, com tradução e posfácio de Claudia Cavalcanti, cerca de 40 poemas de Ingeborg Bachmann acabam de chegar ao Brasil com o livro O Tempo Adiado e Outros Poemas

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 10/03/2020 às 14:03
Notícia
DIVULGAÇÃO
Ingeborg Bauchmann foi uma poeta austríaca, uma das maiores representantes da poesia em língua alemã. Ela nasceu em 1926 e faleceu em 1973. - DIVULGAÇÃO
Leitura:

A partir do momento em que se tem em mãos O Tempo Adiado e Outros Poemas (Editora Todavia, 208 pgs., R$ 64,90), só parece haver uma alternativa: se entregar. Tanto aos potentes versos de Ingeborg Bachmann quanto à tradução e interessante posfácio de Claudia Cavalcanti, além da contemplação da capa, com ilustração de Michelle Morin.

A obra reúne poemas escritos pela austríaca entre os anos de 1953 e 1967, em que os fantasmas da Segunda Guerra Mundial estão sempre presentes. “ (...) Não olha para trás./ Amarra teus sapatos./ Espanta os cães./ Joga os peixes ao mar./ Anula a anileira!/ Vem aí dias piores”, afirma no poema que titula o livro.

O tempo adiado

"Vêm aí dias piores.

O tempo adiado até nova ordem

surge no horizonte.

Em breve deves amarrar os sapatos

e espantar os cães para os charcos.

Pois as vísceras dos peixes

esfriaram no vento.

A luz da anileira arde pobremente.

Teu olhar pressente a penumbra:

o tempo adiado até nova ordem

desponta no horizonte.

Do outro lado afunda tua amada na areia,

ele sobe-lhe pelo cabelo esvoaçante,

ele corta-lhe a palavra,

ele ordena-lhe silêncio,

ele encontra-a mortal

e pronta para a despedida

depois de cada abraço.

Não olha para trás.

Amarra teus sapatos.

Espanta os cães.

Joga os peixes ao mar.

Anula a anileira!

Vêm aí dias piores."

Confira as outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (10):

- Após o sucesso no lançamento oficial e da distribuição gratuita em escolas estaduais, a revista Hexágono tem agora site próprio. Projeto do dinâmico Sidney Rocha, as seis edições dedicadas a grandes autoras pernambucanas - Clarice Lispector, Celina de Holanda, Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo, Edwiges Pereira, Francisca Isidora e Ladjane Bandeira – estão disponíveis de forma gratuita, com design de Natália Amor-in. 

- A Women’s Prize anunciou os 16 livros semifinalistas desta 25° edição. Girl, Woman, Other (Bernardine Evaristo); Djinn Patrol on the Purple Pine (Deepa Anappara); e Girl (Edna O’ Brien) figuram na lista. As seis finalistas serão anunciadas no dia 22 de abril e a obra vencedora, no dia 3 de junho.

- Carolina Valença Ferraz, Carlos Henrique Dantas e Manuel Camelo Netto, advogados e ativistas em direitos humanos, lançam amanhã o livro Direito e Morte, que reúne artigos que permeiam as linguagens literária e acadêmica. A partir 18h30, no auditório da OAB-PE.

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias