Artes Visuais

Jonathas de Andrade leva a exposição 'Caravana Museu do Homem do Nordeste' ao Sesc Ler Goiana

Além da galeria, trabalho ocupará espaços públicos da cidade

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 12/03/2020 às 21:31 | Atualizado em 12/03/2020 às 21:31
Emanuel da Costa/Divulgação
Jonathas de Andrade trabalha com diferentes linguagens, como fotografias, vídeos, desenhos e instalações - FOTO: Emanuel da Costa/Divulgação

Jonathas de Andrade leva sua exposição Caravana Museu do Homem do Nordeste para Goiana, cidade localizada a 62 quilômetros do Recife. A abertura acontece dia 12 de março, no Sesc Ler Goiana, e os trabalhos estarão espalhados pelos ambientes da unidade, incluindo duas salas que ficam dentro do Museu de Arte Sacra, que também funciona no local.

A expografia é assinada pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum e por Natália Paes, que visitaram o espaço em fevereiro, para pensar a disposição dos mais de 10 trabalhos de Jonathas contidos na mostra, para melhor apreciação e entendimento pelos visitantes.

>> Jonathas de Andrade inicia mostra Caravana Museu do Homem do Nordeste

A proposta é colocar os “Cartazes do Museu do Homem do Nordeste”, reproduzidos em tecido, no pátio central, entre as árvores, e as camisetas de papelão de “Suar a Camisa”, em interação com o acervo do Museu de Arte Sacra. Outras obras, como “Educação para Adultos” e “ABC da Cana”, ficarão dispostas entre os corredores.

>> Livro-obra de Jonathas de Andrade é lançado no Recife

Além de imagens em lona vinílica adesiva, semelhantes a cartazes de lambe-lambe, espalhadas por todo o Sesc Ler Goiana. A exposição “Caravana Museu do Homem do Nordeste” já passou por Petrolina, a partir de agosto de 2019, e chegou a Garanhuns, entre novembro e fevereiro. Nela, o artista tensiona questões de raça, classe e disputas de poder a partir de um recorte que investiga a formação cultural do Nordeste.

Obras como “1ª Corrida de Carroças do Centro do Recife/O Levante” (2012-2014), que mostra uma corrida de carroças organizada pelo próprio artista junto aos carroceiros pelo Centro da capital pernambucana, à época em que este tipo de transporte estava sendo proibido; e o “ABC da Cana”, que retrata cortadores de cana montando um alfabeto com seus corpos e foices, provocam uma reflexão sobre o olhar cristalizado sobre a região e seus habitantes.

Já “Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste” será exibido em formato inédito no Brasil, em tecido, assim como foram apresentados na Bienal de Dakar, no Senegal, criando nova estética para o projeto. Outra obra artística relevante na carreira do artista é o vídeo “O Peixe”(2016), que estreou na Bienal de São Paulo, e suscita vastas emoções no público, ao acompanhar um pescador em seu ritual de abraçar um peixe, unindo afeto, solidariedade e violência.

As relações de trabalho que persistem desde os tempos coloniais no país estão em “40 nego bom é um real”, que traz a receita do doce enquanto nos conta histórias reais e fictícias, mostrando as complexas relações de trabalho envolvendo os 40 personagens de uma fábrica desta sobremesa tão nordestina.

Celebrado

Através de seu trabalho, Jonathas de Andrade procura entender a história do Brasil a partir da identidade de uma região, das relações de poder entre as pessoas, lastreadas por um passado de colonização e explorações. Ficção e documentos são ferramentas utilizadas pelo artista, que traz como temperos desestabilizantes o erotismo e a ambiguidade.

Suas obras fazem parte de importantes museus do mundo como Tate Modern, de Londres; MoMa e Guggenheim de NY e Georges Pompidou, na França. No Brasil, já expôs no Rio de Janeiro, Vitória, Fortaleza, Maceió, Goiânia e Porto Alegre, entre outras cidades, além de ter coleções em diversos acervos, a exemplo do MAM-SP, MAC-USP e Museu de Arte do Rio.

Serviço

Abertura da Exposição “Caravana Museu do Homem do Nordeste”, de Jonathas de Andrade - no Sesc Ler Goiana (Rua do Arame, s/n, Centro, Goiana, Pernambuco). Abertura 12 de março, às 19h, com visita guiada com o artista. Em cartaz até 22 de maio de 2020. Agendamentos para grupos: (81) 3626-5961. Gratuito

* Com informações da assessoria de imprensa

Comentários

Últimas notícias