ARTE

Do Louvre a Inhotim: conheça museus que oferecem visitas virtuais gratuitas

Uma alternativa para os dias de isolamento domiciliar é viajar sem sair de casa, em companhia de grandes pintores e escultores

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 20/03/2020 às 17:50 | Atualizado em 20/03/2020 às 17:59
DIVULGAÇÃO
MASP - São Paulo, Brasil - FOTO: DIVULGAÇÃO

Neste tempo de quarentena e isolamento social, com a necessidade de permanecer dentro de casa para combater o avanço do coronavírus, muita gente tem aproveitado para colocar em dia filmes e séries que pretendia assistir há meses e a leitura dos tantos livros enfileirados nas estantes e casa. Entre uns episódios e algumas páginas, outra opção culturalmente enriquecedora é visitar alguns dos museus mais famosos do mundo em apenas alguns cliques.

Há alguns anos já que os tours virtuais viraram tendências para instituições culturais que procuravam se modernizar e atingir novos públicos. Além dessas visitas, outra alternativa para quem deseja olhar os quadros um pouco mais de perto - mesmo que através de uma tela - é acessar o Google Arts & Culture, um site mantido pelo Google em colaboração com lugares como o Museu Reina Sofia (Espanha), Palácio de Versalhes (França), Galeria Estatal Tretyakov (Rússia), MoMa (EUA), os brasileiros MASP (São Paulo), Inhotim (Minas Gerais) e até o pernambucano MAMAM, entre outros.

Através da plataforma, cada instituição disponibiliza as galerias e obras que desejar para acesso aos internautas. Uma chance imperdível de passar essa quarentena em companhia de Van Gogh, Picasso, Michelangelo e Adriana Varejão?

DIVULGAÇÃO
National Gallery of Art - Washington, EUA - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
MON - Curitiba, Brasil - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
MET - New York, EUA - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
MASP - São Paulo, Brasil - DIVULGAÇÃO
AFP
Louvre - Paris, França - AFP
DIVULGAÇÃO
Inhotim - Brumadinho, Brasil - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Museu Reina Sofia - Madri, Espanha - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Capela Sistina - Vaticano, Itália - DIVULGAÇÃO

Confira na lista abaixo cinco museus no Brasil e no mundo que oferecem visitas online gratuitas:

1 - Louvre (Paris, França)

Talvez o mais conhecido e histórico museu desta lista e do mundo todo. Inaugurado em 1793, o Louvre ocupa uma área de mais de 70 mil metros quadrados e 38 mil objetos datados desde a pré-história até os dias atuais. Sem dúvidas a obra mais famosa e concorrida deste museu é a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, mas lá é também possível apreciar antiguidades egípcias, esculturas do século 18, arte islâmica e outras peças milenares nos incontáveis corredores do antigo palácio real de 1190, que contrasta com a moderna pirâmide de vidro inaugurada em 1988. Obras clássicas como A Vênus de Milo, A Sagração de Napoleão, A Liberdade Guiando o Povo e Gabrielle de Estrées e Sua Irmã também fazem do Louvre suas moradas há muitos anos. Clique aqui para o tour virtual.

2 - MON (Curitiba, Brasil)

Localizado na área central da capital paranaense, o Museu Oscar Niemeyer foi projetado pelo arquiteto de mesmo nome e é um dos cartões postais da cidade. Muito além de um museu o local se tornou um local de convivência onde acontecem shows, feiras e outras celebrações em seu imenso jardim. Na visita virtual, é possível acessar seis exposições atualmente em cartaz e outras 170 que já fizeram história no MON. Em seu acervo, estão obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Andy Warhol, Beatriz Milhazes, Cícero Diase, claro, do próprio Niemeyer.

3 - Metropolitan Museum of Art (Nova York, EUA)

Com uma fama que ultrapassa suas obras de arte, este museu novaiorquino é palco, todo ano, do tradicional Met Gala, baile beneficente que reúne estrelas da música, cinema e indústria da moda. Aberto ao público desde 1872, ele abriga coleções importantes do ponto vista histórico, pinturas europeias do século 19 e instrumentos musicais, entre tantos objetos. Através do The Met 360 Project, o internauta tem acesso a seis vídeos em que é guiado numa visita completa pela impressionante arquitetura do museu.

4 - National Gallery of Art (Washington, EUA)

Monumental, situado em plena capital norte-americana, o National Gallery of Art tem um acervo online de vídeos, áudios e milhares de imagens em seu site. No Google Arts & Culture, ele também disponibilizou duas exposições inteiras: American Fashion from 1740 to 1895 e uma coleção de quadros do pintor barroco Johannes Vermeer. Fundado em 1937, este museu está na lista dos 10 mais visitados do mundo.

5 - Capela Sistina (Vaticano, Itália)

Não é bem um museu, mas a carga histórica e estética que a Capela Sistina carrega é inigualável. Construída no século 15, ela se encontra na residência oficial o Papa, o Palácio Apostólico. O ato mais conhecido sobre a Capela Sistina é que seu teto foi pintado durante quatro anos por Michelangelo. É um trabalho que impressiona pela riqueza de detalhes e impacta pelas suas dimensões. Visite virtualmente aqui

Comentários

Últimas notícias