Com uma proposta cada vez mais voltada para a diversidade e representatividade, a Turma da Mônica ganhou uma nova personagem inspirada em Eduarda Bauer Lemos, a Cacai Bauer, como homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A baiana é considerada a primeira influenciadora digital com Síndrome de Down.
Celebrado no último dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down busca quebrar preconceitos e incentivar a integração cada vez maior das pessoas com a alteração genética. No Brasil, Cacai é um dos principais nomes na luta contra a discriminação. A youtuber de 26 anos é ativista da causa PCD e utiliza sua vivência para quebrar estereótipos.
Cacai, nascida em Salvador (BA), sempre estudou em escolas regulares, se alfabetizou aos 7 anos e, apaixonada por teatro e dança, criou seu canal no YouTube em 2016. Desde então, vem conquistando o público ao abordar como maquiagem, skincare e moda.
HOMENAGEM
Dentro do universo da Turma da Mônica, Cacai é interpretada pela primeira personagem com Síndrome de Down da Turma da Mônica, a Tati. O projeto já homenageou outras mulheres com Síndrome de Down, como a atriz Tathi Piancastelli, que atuou na Brodway e representou em 2010 o Brasil nas comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU, em Nova York, inspiradora da personagem Tati, e a potiguar Debora Seabra, primeira professora síndrome de Down, na América Latina, a concluir o curso de Magistério.
Segundo a criadora do projeto Donas da Rua e diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, Mônica Sousa, nos últimos anos a busca pela inclusão se mostrou cada vez mais necessária. O Donas da Rua foi criado em março de 2016 e tem o apoio da ONU Mulheres. Nesta parceria, a MSP tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres. O projeto pode ser conferido no site www.turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.
Comentários