
O desenhista francês Albert Uderzo, criador em parceria com René Goscinny das histórias de Asterix, faleceu nesta terça-feira aos 92 anos, anunciou a família. "Albert Uderzo morreu enquanto dormia em sua residência de Neuilly (nas proximidades de Paris) vítima de um ataque cardíaco, sem relação com o coronavírus. Estava muito cansado há várias semanas", afirmou à AFP seu genro, Bernard de Choisy.
Astérix e Obélix protagonizam nova aventura com os ''itálicos''
Ilustrador francês Jean-Denis Pendanx vem ao Recife com trabalhos imersivos
Selo Bienal HQ lança obras de quadrinistas pernambucanos
Sua obra conta com mais de 370 milhões de exemplares vendidos, traduzidos em 111 idiomas e dialetos. A parceria com René Goscinny começou no início dos anos 1950, assim como a amizade que faria história no mundo das HQs. Começaram juntos na filial parisiense da revista belga World Press e logo se envolveram nos trabalhos que marcaria a trajetória de ambos.
Histórico
Alguns anos depois de começar na World Press, com Goscinny, Jean-Michel Charlier, Jean Hébrard e François Clauteaux, funda a revista Pilote, que em 1959, publica pela primeira vez As Aventuras de Asterix, o Gaulês. Foram 300 mil exemplares vendidos no primeiro dia.A parceria com Goscinny segue em algumas outras séries e outros trabalhos individuais. Mas a partir de 1967, com a publicação de O Escudo de Arverne, decidem que se dedicarão apenas ao gaulês já célebre. Infelizmente, dez depois, René Goscinny faleceu aos 51 anos, impactando Uderzo.
Para celebrar a parceria e amizade, Uderzo decide continuar sozinho as aventuras de Asterix. O personagem continua em uma carreira longeva, rendendo 34 álbuns, 14 filmes e um parque temático.
Comentários