LITERATURA

Coluna Escrita: #LeiaemCasa e compartilhe suas leituras

Nesta quarentena, muitos têm aproveitado para colocar a leitura em dia. Compartilhar nas redes sociais trechos e capas dos livros é uma ótima maneira de manter contato social com os amigos

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 24/03/2020 às 14:17
Notícia
VALENTINE HEROLD/ JORNAL DO COMMERCIO
Ler é se refugiar, viajar sem sair do lugar, estimular a imaginação e desenvolver senso crítico - FOTO: VALENTINE HEROLD/ JORNAL DO COMMERCIO
Leitura:

Em meio ao isolamento causado pelo avanço do coronavírus e às preocupações em relação ao futuro socioeconômico, muitos têm procurado se refugiar nas páginas dos livros. Com as redes sociais totalmente integradas às nossas rotinas, a leitura se tornou muito mais do que um passatempo individual. É uma forma de comunicação.

Compartilhar e receber dos amigos fotos e vídeos com trechos de livros ou poesias tem se mostrado um alento. Uma campanha lançada por diversas editoras tem ganhado o Instagram, Facebook e Twitter, estimulando as pessoas a aproveitarem o tempo em casa com livros. Então #LeiaemCasa e divida suas leituras digitalmente.

- Organizado por Carol Proner e Leonardo Valente, a coletânea Antifascistas: Contos, Crônicas e Poemas de Resistência, da editora Mondrongo, reúne 32 escritores em respostas literárias contra o ódio e o avanço da extrema direita. Longe da linguagem acadêmica, Urariano Mota, Valter Hugo Mãe, Maria Valéria Rezende, Marcelo Moutinho, Stella Maris Rezende e Micheliny Verunschk integram a lista de autores com suas narrativas ricas em verso e prosa.

- Chega pela Editora 34 a edição brasileira de A Gaiola, do mexicano José Revueltas. Escrito em 1969 enquanto estava preso por sua liderança no movimento estudantil, o livro retrata três prisioneiros que vivem à espreita da chegada de três mulheres que contrabandeiam droga.

- Investimentos no setor....Mas infelizmente não por aqui. A boa notícia para o mercado editorial nesta crise do coronavírus é na França. O Ministério da Cultura anunciou um investimento emergencial de 5 milhões de euros para o Centro Nacional do Livro, com o intuito de responder às necessidades imediatas do setor.

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias