Shintaro Kago é uma das vozes mais originais do mangá atual. Para os leitores brasileiros que não estão acostumados com este tipo de linguagem literária ou com a própria cultura japonesa, as 17 histórias da jovem cuidadora de idosos Yukie Sakai podem parecer loucas demais, surreais demais ou gore demais. E são!
Mas esse deslocamento da nossa zona de conforto enquanto leitores é interessante. Em meio a idosos com poderes sobrenaturais, alienígenas e dentaduras clonáveis, Dementia 21 (Editora Todavia, 280 pgs., R$ 69,90) tece críticas às relações trabalhistas extremamente competitivas de seu país e provoca reflexões em torno dos temas da memória, esquecimento e velhice com bom-humor. E as ilustrações são uma fruição por si só.
Confira as outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (07):
- Marcelino Freire, autor de Angu de Sangue, Contos Negreiros e Rasif, que viria ao Recife fim de março para ministrar sua oficina de escrita literária, está com curso online em promoção. São 33 módulos em vídeo além de material em PDF desde a prática da escrita até as formas de organizar e publicar o texto. Para quem estiver na dúvida, é possível assistir uma aula de forma gratuita antes de se inscrever.
- Com tradução do professor da UFMG Jacyntho Lins Brandão, a clássica história de amor de Tristão e Isolda ganha novo brilho com o lançamento O Romance e Tristão, de Béroul, pela Editora 34. A narrativa rimada escrita no século 12 integra as aventuras do rei Artur e seus cavaleiros.
- Estreou ontem, no Youtube do poeta Wilson Freire, o documentário que o mesmo dirigiu sobre a relação do leitor Jaime Junior com sua coleção do clássico de Antoine de Saint-Exupéry. O Encontro do Pequeno Príncipe com Baby Dietrich é o título do curta.
Comentários