leitura

Associação Viva e Deixe Viver faz contação de histórias online

A entidade está promovendo todas as terças e quintas-feiras uma série de contação de histórias com seus voluntários

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 21/04/2020 às 13:01 | Atualizado em 21/04/2020 às 13:03
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem
Durante as manhãs, eles contam "Histórias de Bom Dia". Já no final da tarde é a vez das "Histórias de Boa Noite". - FOTO: Foto: Fernando da Hora / JC Imagem

A pandemia do novo coronavírus fez com que a Associação Viva e Deixe Viver tivesse que suspender as atividades presenciais. A Organização da Sociedade Civil (OSC) tem mais de mil e cem voluntários atuando na contação de histórias em 90 hospitais do Brasil.

>> Veja o perfil das 100 pessoas recuperadas do coronavírus em Pernambuco

>> Coronavírus: Pernambuco tem 260 mortes e 2.908 casos confirmados

>> Sandy e Junior, Raça Negra e Nando Reis: confira as lives desta terça (21)

Driblando as dificuldades impostas pelo isolamento social, os contadores de histórias da Viva estão abraçando os recursos do ambiente digital para se manterem próximos do público infantojuvenil. A entidade está promovendo todas as terças e quintas-feiras uma série de contação de histórias com seus voluntários, por meio de seus canais próprios no Instagram e YouTube.

Nesses dias, durante as manhãs, às 10h30, eles contam "Histórias de Bom Dia". Já no final da tarde, às 18h30, é a vez das "Histórias de Boa Noite".

De forma lúdica, os voluntários estão contando histórias e dando dicas de prevenção do novo coronavírus sem assustar os pequenos. "Como a doença se tornou um dos principais personagens nos noticiários, as crianças estão tensas com a situação, assim como os adultos. Por isso, entre uma história e outra, os voluntários falam, por exemplo, sobre a importância da higienização correta das mãos. Esse hábito, às vezes, é deixado de lado e previne não só o contágio pela covid-19, mas também outras viroses", destaca Valdir Cimino, fundador da Viva.

Viva Futebol Clube - O Time das Mãos Limpas

Além disso, a associação está disponibilizando, por meio do website a versão digital do livro "Viva Futebol Clube - O Time das Mãos Limpas", de Dulce Rangel, com ilustrações de Paulo Zilberman. A obra, lançada no fim de 2019, explora um tema popular como o futebol para mobilizar crianças e adolescentes, seus familiares e a sociedade, em torno da importância da higienização e da lavagem das mãos na prevenção de doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

Serviço:

Quarentena com a Viva - Contações de Histórias Online

Quando: terças e quintas-feiras

Horários: às 10h30 ("Histórias de Bom Dia") e às 18h30 ("Histórias de Boa Noite")

Local: nos perfis da Associação Viva e Deixe Viver nas redes sociais - Instagram e YouTube.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada


Comentários

Últimas notícias