Artistas caruarenses estão produzindo um material audiovisual para incentivar a doação de cestas básicas para famílias atingidas pela pandemia do coronavírus. Alguns deles são: Maestro Mozart Vieira, Sebastian Silva, Azulão e Azulinho, trio Fole de Ouro, Matheus Lima, Humberto Bony, Remilda Cardoso, Joana Angelica e Benil. Com o apoio Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), o produto final será lançado nas plataformas digitais.
O cantor e compositor Humberto Bony, um dos autores da letra de uma da música que faz parte da produção, comenta sobre a iniciativa. “Essa ideia veio do amigo Hérlon Cavalcanti, que me mandou uma letra para eu musicar e ela foi feita. A música está sendo gravada em um estúdio de Carlos Firmino. Nós também já estamos fazendo o trabalho de divulgação também para arrecadar alimentos e materiais de higiene pessoal. É um momento difícil para todos os profissionais. Não só da música, mas de toda a cadeia produtiva. Nós fomos os primeiros a parar e vamos ser os últimos a voltar a trabalhar”, explica o artista.
A música convida todos a lutarem contra o “inimigo invisível” que é o coronavírus, se prevenindo e claro, “ajudando o semelhante”, através das doações. Veja trecho da canção: Ei, meu amigo/ Ei meu irmão/É hora de refletir/É hora de paz e união/Ajude o seu semelhante /Vamos repartir o pão/ Deus o nosso pai eterno é quem gira a roda a vida meu irmão/Faça isso meu amigo/ Evite a proliferação /Essa luta é todos e eu conto com você irmão". O nome da canção ainda não foi revelado.
As doações podem ser feitas a partir da rede solidariedade, uma parceria entre a plataforma Transforma Caruaru e outras instituições do município. Além disso, há dois pontos de arrecadação disponíveis: Prefeitura de Caruaru, na praça Teotônio Vilela ,s/n, bairro Nossa Senhora das Dores; e no Lions Caruaru, localizado na Rua Suiça, número 100, bairro Universitário.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários