COMEMORAÇÃO

Série na TV Pernambuco conta histórias e depoimentos de parteiras

Em comemoração ao Dia Internacional da Parteira, celebrado nesta terça-feira (05), canal exibirá seis episódios do Saber de Parteira, filmes dirigidos pela antropóloga Júlia Morim

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/05/2020 às 19:17
Divulgação
Série Saber de Parteira, com seis episódios com parteiras tradicionais de Pernambuco, vai ao ar em comemoração ao Dia Internacional da Parteira - FOTO: Divulgação

Nesta terça-feira (dia 5), quando se comemora o Dia Internacional da Parteira, tem estreia de uma série com seis curtos episódios com depoimentos de 12 mulheres cujo ofício é ajudar outras mulheres a darem à luz. Saber de Parteira, da antropóloga Júlia Morim, será exibido na TV Pernambuco (Recife e Região Metropolitana - canal 46.1; Caruaru - canal 12.1; Petrolina - 13.1). Em formato de interprogramas, com duração de 2 minutos cada, a campanha será veiculada nos intervalos do canal.

Nas imagens captadas em 2019, as parteiras Prazeres, de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife; Zefinha, Elisabete e Severina, de Caruaru, no Agreste; Dôra, Tia Ana, Juliana, Neide, Darinha, Jacira, Luzânia, Marlene, aprendizes e parteiras da etnia indígena Pankararu, no Sertão pernambucano, dão depoimentos sobre a transmissão de saberes, o reconhecimento da comunidade e o sentimento de satisfação em ajudar uma mulher a parir.

“Pra mim é a melhor coisa do mundo é eu ver uma criança nascendo. Nascer e você ter certeza que deu tudo certo. Não tem como você explicar! É inexplicável”, testemunha Neide, aprendiz de parteira.

Já Prazeres, 80 anos, parteira agraciada com o Prêmio de Patrimônio Vivo de Pernambuco, e protagonista do curta-metragem “Simbiose”, ressalta o papel da parteira na comunidade: “É uma liderança. É uma conselheira. Ela é advogada, ela é assistente social, ela tá em todas. É por isso que eu achei por bem dizer o que ela faz só numa palavra: ela faz simbiose”.

Entre os instrumentos de trabalho, as mãos ganham destaque, como diz Dôra, parteira Pankararu: “As mãos é o que Deus deixou pra gente. A mão é sagrada”.

Saber de Parteira é uma ação do Museu da Parteira, com realização da produtora audiovisual Bebinho Salgado 45 e incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura/Funcultura. Com vistas a ampliar e democratizar o acesso, além de garantir a fruição e acessibilidade, todos os filmes terão versão legendada em português e posteriormente serão disponibilizados na internet.

Comentários

Últimas notícias