LITERATURA

Coluna Escrita: Biógrafo de Clarice Lispector entre os vencedores do Pulitzer 2020

Os autores vencedores do Prêmio Pulitzer foram divulgados nesta segunda (4). No Brasil, as editoras independentes vêm investindo na ampliação de seus catálogos de e-books

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/05/2020 às 15:06
DIVULGAÇÃO/COMPANHIA DAS LETRAS
PESO Para Moser, Clarice sabia seu valor - FOTO: DIVULGAÇÃO/COMPANHIA DAS LETRAS

Um dos destaques do Prêmio Pulitzer deste ano, cujos vencedores foram anunciados ontem, é o norte-americano Benjamin Moser. Muito conhecido pelos leitores brasileiros por ter publicado a biografia de Clarice Lispector em 2009, o escritor lançou recentemente Sontag – Vida e Obra (Companhia das Letras), fruto de uma pesquisa de sete anos sobre Susan Sontag.

Colson Whitehead também foi um dos vencedores com o romance Reformatório Níquel (HarperCollins), que retrata crimes cometidos contra jovens negros num centro de reeducação. Jericho Brown, Greg Grandin, Anne Boyer e Michael R. Jackson foram outros autores premiados – com obras ainda não publicadas no Brasil.

 

Divulgação/ Companhia das Letras
Capa da biografia de Susan Sontag, escrita por Benjamin Moser - Divulgação/ Companhia das Letras

Veja outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (5):

- Pesquisa realizada em abril pela Liga Brasileira de Editores (Libre) revelou dados interessantes sobre como as editoras independentes estão agindo durante esta pandemia. A esmagadora maioria (81%) encontra dificuldades financeiras mas, apesar dos obstáculos, vem investindo no digital. Cerca de 40% decidiu incluir novos títulos ao seu catálogo de e-books e 37,4% das editoras escolheram antecipar lançamentos antes previstos no formato físico somente no digital. 

- Raphaela Nicácio está recebendo propostas de textos para compor a Antologia Novos Horizontes de prosa e verso. Os autores interessados devem enviar um texto cujo tema central seja em torno de questões como gratidão, fé e confiança. O edital está disponível aqui.

- Para os francófonos e aprendizes da língua francesa apaixonados por literatura, a Aliança Francesa Recife lançou o Atelier Littéraire. São 10 encontros virtuais de uma hora cada, guiados por uma professora, para ler em conjunto e treinar o francês a partir de temas literários. 

Divulgação/ Companhia das Letras
Capa da biografia de Susan Sontag, escrita por Benjamin Moser - FOTO:Divulgação/ Companhia das Letras

Comentários

Últimas notícias