comemoração

Dia Nacional do Café será comemorado em live de Romoaldo de Souza com Quinteto Violado neste domingo (24)

Transmissão acontecerá às 15 horas e será comandada pelo jornalista Romoaldo de Souza

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 23/05/2020 às 17:52 | Atualizado em 23/05/2020 às 23:14
Pixabay
Dia Nacional do Café é comemorado neste domingo (24) - FOTO: Pixabay

Aproveitando o Dia Nacional do Café, comemorado neste domingo (24), o jornalista Romoaldo de Souza, que é barista e apresenta há 11 anos do programa Café & Conversa, da Radio Jornal, irá celebrar a data em live com o grupo Quinteto Violado, às 15 horas, no seu perfil do Instagram. A transmissão ao vivo é um convite do jornalista para conhecerem histórias e casos do mundo do café contadas por ele, além da apresentação das canções da banda musical recifense.




Dia Nacional do Café

Com mais dois dias no ano para a comemoração da bebida (o Dia Mundial do Café é celebrado na data 14 de abril e o Dia Internacional do Café, 1º de outubro), a data 24 de maio foi escolhida como a nacional oficialmente pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2005, porque simboliza a época de abertura das colheitas na maior parte das regiões produtoras do país.

Uma data para comemoração nacional também não é à toa. Em torno de 40% do café que é consumido pelo mundo, é produzido pelo Brasil, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além de produzir, os brasileiros também são vice-campeões no que diz respeito a consumo, apenas atrás dos Estados Unidos.

O consumo interno de café no Brasil em 2017 foi estimado em 21,5 milhões de sacas, que correspondem a aproximadamente 1,07 milhão de toneladas. De acordo com a Embrapa Café, é esperado que a demanda brasileira alcance a norte-americana até 2021, quando deverá atingir 25 milhões de sacas, se considerada uma projeção da taxa média anual de crescimento de mais de 3% ao ano.

Comentários

Últimas notícias