LITERATURA

Coluna Escrita: Polêmica envolvendo o Jabuti, literatura jovem e outras dicas literárias

Confira as notícias da coluna Escrita desta terça-feira (26):

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 26/05/2020 às 14:34
Reprodução
Abaixo-assinado intitulado "Manifesto contra o obscurantismo no Prêmio Jabuti, da CBL", iniciativa de profissionais do setor literário - FOTO: Reprodução

Não houve tranquilidade dominical para profissionais do setor literário no ultimo fim de semana. O presidente do conselho curador do Prêmio Jabuti, Pedro Almeida (foto), surpreendeu a todos através das redes sociais, minimizando o número de mortes pela Covid-19 – postagem deletada e substituída ontem por uma retratação.

>> Curador do Jabuti diz que errou, após post minimizando as mortes pelo coronavírus

Não demorou para que autores de todo o Brasil, como Marcelino Freire, Noemi Jaffe e Nélida Piñon, questionassem a postura de Almeida e criassem um abaixo-assinado virtual, intitulado Manifesto Contra o Obscurantismo no Prêmio Jabuti, da CBL, em que se pede um posicionamento da Câmara Brasileira do Livro sobre a permanência dele no cargo.

Leia mais notícias da coluna Escrita desta terça-feira (26):

- A Flipop chega em sua quarta edição este ano e vai acontecer, claro, em formato virtual desta vez. Entre os dias 9 e 12 de julho, os bate-papos entre autores de literatura jovem poderão ser assistidos ao vivo de forma gratuita pelo canal do YouTube da editoria Seguinte, organizadora do evento. Inclusive a curadoria do festival lançou um formulário online para escritores interessados em participar! As inscrições podem ser realizadas através do site do site oficial até hoje.

- Wellington de Mello vem produzindo um conteúdo muito dinâmico e interessante no YouTube nesta quarentena. Através do canal que leva seu nome, ele dá dicas de escrita (em vídeos de cerca de 10 minutos) e fala sobre temas como criação de diálogo, atmosfera da narrativa etc...

- A Editora 34 acaba de lançar Anotações de Um Jovem Médico, de Mikhail Bulgákov. O livro reúne nove narrativas ficcionais escritos na década de 20 a partir da experiência do autor como médico na Rússia rural, em plena Primeira Guerra. A tradução e o prefácio são de Érika Batista.

Comentários

Últimas notícias