Artes visuais

Galeria Ranulpho promove sua primeira exposição virtual

Mostra reúne trabalhos de mestres como Vicente do Rego Monteiro e Reynaldo Fonseca

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 27/05/2020 às 16:42 | Atualizado em 28/05/2020 às 9:41
Divulgação
Obras de mestres como Reynaldo Fonseca (1925 - 2019) estão em exibição - FOTO: Divulgação

Galeria Ranulpho é um dos espaços voltados para a arte mais tradicionais do País, há mais de 50 anos em atividade. Em sintonia com as necessidades deste momento singular pelo qual o mundo atravessa, a galeria promove sua primeira exposição inteiramente virtual. Intitulada Pérolas Preciosas, a mostra reúne trabalhos de mestres como Vicente do Rego Monteiro, Reynaldo Fonseca, entre outros.

Inicialmente programada para ser exibida na sede da Ranulpho, localizada na rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, a exposição precisou ser adaptada por conta da pandemia do novo coronavírus. Como já é tradição da galeria, a mostra tem caráter coletivo e ressalta o legado de grandes artistas pernambucanos com quem Carlos Ranulpho, fundador do espaço, manteve relação de amizade e, em muitos casos, de marchand, fomentando a produção desses criativos. 

>> Carlos Ranulpho celebra 50 anos de sua galeria com exposição

>> Carlos Ranulpho completa 90 anos; conheça a história do marchand

Um exemplo desse empreendedorismo de Ranulpho é o seu acervo de obras de Vicente do Rego Monteiro, expoente da arte moderna brasileira. Wellington Virgolino é outro nome que trabalhou por muitos anos com o marchand e teve sua obra difundida em todo o país através da galeria.

>> Morre o artista plástico Reynaldo Fonseca, aos 94 anos

>> Reynaldo Fonseca: o renascentista moderno

Na exposição virtual, o público poderá conferir ainda dois trabalhos de Reynaldo Fonseca, falecido em 2019, aos 94 anos. São telas encomendadas por Ranulpho a partir de uma moldura e de um centenário sacrário preexistentes, de evidente influência barroca, como o próprio traço do artista.

EXCELÊNCIA

Compõem ainda a exposição Pérolas Preciosas trabalhos assinados por Lula Cardoso Ayres, Alcides Santos (pintor naif que também teve a produção fomentada por Ranulpho na década de 1970); Manoel Santiago, Fernando Lopes, Isolda e Ademir Martins.

As obras foram escolhidas pelo próprio marchand, de 91 anos, a partir de seu acervo pessoal. “Os 17 trabalhos da mostra podem ser designados como pérolas preciosas porque consistem em diferentes visões de mundo, expressadas através dos mais refinados traços artísticos. Acredito que estreamos com grande pompa na modalidade virtual. Mesmo com as limitações do momento, que existem por razões nobres e necessárias, a arte deve continuar a nos emocionar e fazer refletir sobre o mundo”, contou Ranulpho em comunicado enviado à imprensa.

A exposição pode ser vista na íntegra no site da galeria (www.ranulpho.com.br), além da página do Instagram do espaço (@galeriaranulpho). O catálogo virtual também está disponível para consulta através do Whatsapp (81) 99613-8116.

Comentários

Últimas notícias