LITERATURA

Coluna Escrita: A poesia antirracista de Upile Chisala, livros da Cepe com descontos e mais

Confira as novidades do setor literário na coluna Escrita desta terça-feira (2):

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 02/06/2020 às 17:02 | Atualizado em 02/06/2020 às 19:29
Divulgação
Upile Chisala é sociólogo, contadora de histórias e poeta. Ela nasceu e foi criada no Malawi mas atualmente vive na África do Sul - FOTO: Divulgação

A poesia de Upile Chisala é direta e intensa. Em versos curtos, ela passeia pelo amor – tanto o próprio quanto o romântico – e levanta alto a bandeira da luta contra o racismo. Eu Destilo Melanina e Mel (128 pgs., R$ 29,90) é sua primeira coletânea de textos poéticos e chegou recentemente ao Brasil através da editora LeYa.

Socióloga, contadora de histórias do Malawi e um dos nomes ascensão da poesia negra contemporânea, Upile convida a todos (e principalmente as meninas e mulheres negras) a não desistir das lutas cotidianas neste livro. “É quando não acreditamos que somos suficientes/ para nós mesmas/ que começamos a procurar pessoas em quem nos afogar”, diz um de seus potentes poemas.

Confira as outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (2):

 

Catálogo da Cepe com desconto

No início da quarentena, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) disponibilizou para download gratuito diversos e-books. Agora, a editora liberou um desconto de 15% em compras pelo site para todo o catálogo. Clássicos como A Emparedada da Rua Nova, as biografias da coleção Perfis (Lia de Itamaracá, Tereza Costa Rêgo, Fernanda Dias, Carlos Ranulpho etc...), além de poesia, contos, crônicas, ensaios, romances e títulos infantis estão na lista. A promoção ainda não tem prazo ainda para acabar.

Apoio aos livreiros

Após discutir com donos de pequenas livrarias de todo o país, a Companhia das Letras acaba de lançar um fundo de R$ 400 mil para auxiliar na folha de pagamento desses estabelecimentos, que vêem sofrendo com a crise provocada pela pandemia pela sua maior vulnerabilidade.

Feiras Europeias

A Feira do Livro de Frankfurt, umas das mais importantes do setor, e a de Lisboa confirmaram que irão realizar suas edições 2020. Ambos os formatos serão adaptados ao “novo normal” da vida em sociedade. O evento português ocorre entre agosto e setembro e o alemão em outubro.

Comentários

Últimas notícias