Despedida

Flávio Ricco encerra coluna no UOL após mais de uma década

Um dos pioneiros no jornalismo sobre bastidores da televisão na internet brasileira, o jornalista Flávio Ricco se notabilizou por sua bagagem e credibilidade; sua coluna Canal 1 segue no Jornal do Commercio

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 03/06/2020 às 9:33 | Atualizado em 03/06/2020 às 9:36
DIVULGAÇÃO
O JORNALISTA FLÁVIO RICCO CONTINUA SUA CANAL 1, PUBLICADA AQUI NO JORNAL DO COMMERCIO - FOTO: DIVULGAÇÃO

O jornalista Flávio Ricco, veterano e um dos maiores especialistas em televisão brasileira, deixa de produzir sua coluna para o portal UOL, após quase 12 anos de uma produção intensa e diária sobre os bastidores da telinha. O anúncio foi feito em sua última publicação para o portal, publicada no começo da madrugada desta quarta-feira (3), seu horário de costume. Seu trabalho continua com a coluna Canal 1, publicada em diversos jornais do Brasil. O Jornal do Commercio é um deles, que traz o conteúdo de Ricco diariamente, no impresso e no online.

"Como toda história, essa nossa aqui no UOL, também teve um começo e agora chega ao fim", começa o comunicado de Flávio. "O começo, em 2008, quando não se falava ainda em coluna de televisão na internet. Foi meio que desbravador. Desafiador. Mas apresentou resultados bem compensadores", continua Ricco.
Ele agradece aos companheiros de equipe que teve por lá em todos esses anos e diz ter a certeza que só ficarão boas recordações da experiência. "Um obrigado especial que tiveram paciência de nos acompanhar, todos os dias, sem falhas, desde 2008, concordando ou discordando das nossas posições. Foi muito bom estar com vocês", diz.

O trabalho de Flávio cobrindo televisão é notável pela credibilidade constante de seu conteúdo, em uma área tão acometida por boatos e notícias falsas, impulsionado pela vasta experiência que o jornalista possuí na área. Ele começou sua carreira no rádio, nos anos 1970, como jornalista esportivo. Começou a escrever sobre televisão na Folha da Tarde (SP), na coluna de Joaquim Antônio Ferreira Netto, com quem estabeleceu uma longeva parceria.

Com Ferreira Netto, dirigiu seu primeiro programa, de cunho político, para a TV Record. Após passagens por algumas emissoras como a Tupi e a Globo. No final dos anos 1990, se torna produtor executivo do SBT Repórter, passando cinco anos e retornando em seguida a escrever sobre televisão brasileira. Seu trabalho na internet, um dos pioneiros nesse sentido, garantiu uma visibilidade ainda maior para Flávio. Em 2017, condensa sua experiência na área e lança o livro Biografia da televisão brasileira, escrito ao lado de José Armando Vannucci.

A saída de Ricco repercutiu entre colegas de profissão e admiradores. "A coluna do Flávio Ricco o UOL norteou o jornalismo de TV durante mais de uma década. Flávio é o profissional da área que mais respeita o entrevistado. Sua coluna era um respiro em meio a tanto clickbait e manchetes canalhas de sites vizinhos", publicou o jornalista Paulo Pacheco.

A jornalista Débora Miranda, integrande do podcast Uol Vê TV, o qual Ricco também participa ao lado de Mauricio Stycer e Chico Barney, afirmou que ele sempre será um convidado de honra no programa. Já o ator, comediante e ex-CQC Lucas Salles também deixou uma mensagem para o jornalista. "Sempre foi um amor comigo, noticiando conquistas e passagens da minha vida", afirmou.

Comentários

Últimas notícias