Vlog

Lima Duarte cria um canal no YouTube

O ator Lima Duarte começou a se aventurar como youtuber na última terça-feira, estreando com vídeo sobre estátua de padre atacada em Portugal

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 18/06/2020 às 9:35 | Atualizado em 18/06/2020 às 9:35
YOUTUBE/REPRODUÇÃO
O ATOR LIMA DUARTE EM SUA ESTREIA NO YOUTUBE - FOTO: YOUTUBE/REPRODUÇÃO

O ator Lima Duarte, 90, encontrou uma nova forma de se manter ativo e colocando suas ideias para o mundo. Na última terça-feira (16), ele lançou um canal no YouTube, já publicando seu primeiro vídeo. "Não se assuste, não é mais uma live. Eu tenho medo de abrir uma geladeira e sair uma live lá de dentro. É um grito, é um brado", começa o ator no vídeo de estreia.

Seu primeiro tema a ser debatido foi sobre a figura do Padre Antônio Vieira, que teve sua estátua pichada na quinta-feira passada (11) em Lisboa, Portugal. O monumento traz a figura do religioso acompanhado de crianças indígenas. A palavra "descoloniza" foi escrita e tinta vermelha foi jogada sobre a figura do padre.

"A nossa herança católico escravagista precisa ser passada a limpo, realmente eu acho. Mas cuidado para não cometer uma espantosa inequidade, como foi essa de apedrejar e quererem destruir a imagem do padre Antônio Vieira (...) o padre Antônio Vieira nasceu em 1608, em Lisboa. Você não pode julgar pessoas dessa época, desse tempo, com os parâmetros de hoje", defende Duarte.

O ator deu vida ao padre em Palavra e Utopia, filme dirigido pelo português Manoel de Oliveira e lançado em 2000. "O Padre Antônio Vieira era caboclo, como eu. Descendente de portugueses e negros. Era filho de um europeu e uma negra, escrava da África. Estão apedrejando a estátua em nome do antirracismo?", indagou Lima.

Comentários

Últimas notícias