Cinema

Morre o diretor Joel Schumacher, de 'Batman e Robin', aos 80 anos

Segundo publicação, artista americano, diretor de 'Um Dia de Fúria', lutava contra um câncer

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 22/06/2020 às 15:35 | Atualizado em 22/06/2020 às 16:35
REPRODUÇÃO
Joel Schumacher ao lado de Arnold Schwarzenegger no set de 'Batman & Robin' - FOTO: REPRODUÇÃO

O diretor Joel Schumacher morreu nesta segunda-feira (22), aos 80 anos, segundo informações publicadas no site da revista Variety. De acordo com a publicação, o responsável por levar ao cinema filmes como Batman & Robin e Batman Eternamente, Um Dia de Fúria, entre outros, batalhava há um ano contra o câncer. 

Conhecido por dirigirir vários sucessos de bilheteria, Joel Schumacher começou sua carreira em Hollywood como figurinista, e chegou a trabalhar com Woody Allen nos filmes O Dorminhoco (1973) e Interiores (1978). Neste período, também escreveu roteiros, como Sparkle (1976) e a adaptação do musical The Wiz(1978), com Diana Ross e Michael Jackson, que no Brasil ganhou a tradução de O Mágico Inesquecível.

Sua estreia na direção aconteceu em 1974, com Virginia Hill, um trabalho lançado direto para a televisão. Nos anos 1980, lançou Os Garotos Perdidos, filme de terror adolescente que acabou se tornando um clássico cult, com grande repercussão no Brasil, onde foi transmitido por anos em canais abertos de televisão. Em 1993, lançou Um Dia de Fúria, com Michael Douglas, seguido por O Cliente (1994), filme pelo qual Susan Sarandon foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Sua entrada no universo dos blockbusters se deu em 1995, quando dirigiu Batman Eternamente, assumindo o universo do Homem-morcego após a desistência de Tim Burton. Ele assumiria ainda o projeto Batman & Robin, estrelado por Val Kilmer e alvo de muitas críticas. O filme figura em várias publicações como um dos piores da história do cinema e Joel Schumacher chegou a se desculpar pela produção. "Eu quero pedir desculpas para todos os fãs que eu desapontei pois acredito que devo isso a eles", afirmou em 2017.

OUTRAS PRODUÇÕES

Ao longo de sua carreira, o diretor americano trabalhou com nomes de peso de Hollywood, como Anthony Hopkins, Nicholas Cage, Cate Blanchett, Robert De Niro e Nicole Kidman. Um de seus maiores sucessos foi a adaptação de O Fantasma da Ópera, em 2004, indicada a três Oscar.

Sua filmografia inclui ainda obras como Ninguém é Perfeito (1999), Por Um Fio (2002), Em Má Companhia; O Custo da Coragem (2003), Número 23 (2007) e Reféns (2011). Para o streaming, uma de suas últimas produções foi a direção de dois capítulos da série House of Cards, da Netflix.

REPRODUÇÃO
'Batman e Robin' foi alvo de críticas e Schumacher chegou a pedir desculpas pelo filme - FOTO:REPRODUÇÃO

Comentários

Últimas notícias