Série

Com recorte feminista, 'Cursed - A Lenda do Lago' é aposta da Netflix para o público jovem

Trama de fantasia medieval criada por Frank Miller e Tom Wheeler estreia dia 17 de julho

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 16/07/2020 às 16:48 | Atualizado em 17/07/2020 às 10:49
DIVULGAÇÃO
RELIGIÃO Nimue enfrentará a seita dos Paladinos Vermelhos, um paralelo às ações promovidas pela Santa Inquisição Católica - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Nimue é uma das personagens mais conhecidas da literatura medieval britância e ganhou várias versões ao longo dos séculos. A mítica em torno de sua figura, porém, em geral estava associada a um papel secundário na lenda do Rei Arthur. Intrigados pelo mistério que ela representa, Frank Miller e Tom Wheeler subverteram a narrativa clássica e contaram a história a partir da visão da jovem na HQ Cursed - A Lenda do Lago, cuja adaptação para o audiovisual estreia nesta sexta-feira (17) na Netflix.

Ao longo de dez episódios, a série acompanha Nimue (Katherine Langford, de 13 Reasons Why e Entre Facas e Segredo), jovem com dons sobrenaturais destinada a se tornar a poderosa Dama do Lago. Incompreendida e excluída em sua própria comunidade, também formada por seres fantásticos, ela recebe de sua mãe a missão de entregar uma espada ancestral ao mago Merlin (Gustaf Skarksgård, de Vikings).

Leia também: 'Ligue Djá': Vida fascinante de Walter Mercado é tema de documentário

Leia também: 'Boca a Boca' captura o zeitgeist com trama sobre pânico causado por epidemia

Leia também: 'The Old Guard' coloca esquadrão imortal entre tiroteios e melodrama existencial

No processo, ela vai contar com a ajuda do mercenário Arthur (Devon Terrell) e, juntos, precisam se defender dos Paladinos Vermelhos, uma seita religiosa com a missão de dizimar todos aqueles que não se enquadram em sua fé, e do Rei Uther (Sebastian Armesto). Em um processo também de autodescoberta, ela inspira com sua coragem e empenho na luta pela defesa dos oprimidos, tornando-se um símbolo para a resistência à intolerância e ao autoritarismo. 

"Eu era um grande fã de Frank Miller na juventude, então colabarar com ele no mundo arthuriano foi muito animador. Nós dois concordamos que precisávamos trazer algo novo para a mesa. Por mais que eu quisesse ver a versão de Frank para Merlin ou o Rei Arthur, já existem muitas histórias sobre a espada na pedra", lembrou Tom Wheeler durante coletiva de imprensa virtual. "Mas eu também queria que minha filha, que tinha por volta de 10, 11 anos na época, também tivesse um personagem com o qual pudesse se conectar, e quando vimos a imagem da Dama do Lago, a espada saindo da água, ela sugeria muito sobre mágica, romance, tragédia."

NETFLIX/DIVULGAÇÃO
Katherine Langford protagoniza a aventura medieval baseada na HQ de fantasia - NETFLIX/DIVULGAÇÃO

Para os criadores, a personagem oferece uma oportunidade de criar novas possibilidades sobre a origem da lenda do Rei Arthur. Wheeler conta que o momento em que sentiu que o objetivo de criar uma heroína que ressalta a força do feminino foi atingido quando sua filha esteve no set de filmagem e viu Katherine caracterizada como Nimue.

"Foi a primeira associação dela com o mito arthuriano: essa mulher forte e poderosa, que é corajosa e tem todos esses poderes mágicos e é uma líder", reforçou o escritor, que também é o showrunner da série.

NETFLIX/DIVULGAÇÃO
CURSED Merlin (Gustaf Skarsgård) precisa reencontrar-se com a espada ancestral - NETFLIX/DIVULGAÇÃO

Voltada para o público jovem, Cursed - A Lenda do Lago é marcada por aventura, cenas de ação (algumas delas com violência mais gráfica, lembrando a estética dos quadrinhos) e fantasia, em uma superprodução permeada por efeitos especiais. O universo construído evoca vários sucessos recentes, como Game of Thrones, The Witcher e Vikings.

NETFLIX/DIVULGAÇÃO
CURSED Intolerância religiosa é um dos temas abordados pela produção - NETFLIX/DIVULGAÇÃO

Frank Miller, ícone no mundo das HQs responsável por trabalhos como 300, Sin City, entre outros, que também produz a série, contou que eles buscaram inserir elementos na narrativa audiovisual que remetessem à origem na literatura. Entre os recursos está o uso de breve animações nas transições das cenas. Ele enfatizou ainda que o sucesso de obras que abordam o período medieval dizem muito sobre o estado do mundo contemporâneo.

"Pense nas coisas que estão atormentando as pessoas agora: elas estão preocupadas com a civilização e (a Idade Média) é o nascimento da civilização. Nós ouvimos falar de vírus e o mundo estava morrendo por uma praga naquela época; as pessoas estavam lutando guerras o tempo todo, não havia paz. E também temos (na história) elementos que sempre são importantes para as pessoas, como romance e (a dicotomia entre) o bem e o mal", afirmou Miller.

Comentários

Últimas notícias