Cenários que beiram ou mergulham totalmente em um clima apocalíptico distópico ou histórico, protagonizam o novo de contos de Cristhiano Aguiar. Trilogia da Febre (34 pgs., R$ 9 o e-book pela Amazon) integra a Coleção Solidária da editora pernambucana Vacatussa. Anda-Luz é ambientada na Paraíba dos anos 1930 e acompanha um garoto que precisa atravessar a cidade desolada por uma pandemia (a Febre) para entregar um recado ao líder dos cangaceiros.
Em As Onças, encontramos outra forma de lidar com o confinamento social, em meio ao realismo fantástico e ao suspense. Por fim, Firestarter foca num futuro em que a diversão é caçar incêndios e postá-los nas redes. Narrativas curtas potentes e envolventes.
Confira as outras notícias da coluna Escrita desta terça (28):
- Conhecida por suas belas edições de obras poéticas, a Jabuticaba, editora brasileira surgida em 2017, envereda agora também pelos caminhos da prosa. A nova coleção já tem quatro títulos. Vontade de Ferro, do russo Nikolai Leskov (1831-1895) e O velho Que Não Sente Frio e Outras Histórias, do contemporâneo paulista Daniel Francoy acabam de ser lançados.
E a segunda leva chega em novembro: uma coletânea de contos da jovem escritora guatemalteca Carolina Tobar e o primeiro livro da modernista inglesa Ivy Compton-Burnett a ser publicado no Brasil.
- Já tem data de lançamento o novo livro do crítico carioca Ítalo Moriconi. Literatura, meu Fetiche: Ensaios Sobre Literatura Brasileira Contemporânea, será publicada pelo selo Suplemento Pernambuco, da Cepe, no dia 2 de setembro, em live da Biblioteca Mário de Andrade.
- As inscrições para a turma de agosto do curso online de escrita criativa O Salto na Folha em Branco, do escritor e dramaturgo Cleyton Cabral, já estão abertas. Serão quatro encontros semanais, começando no dia 11. Mais informações no Sympla.
Comentários