PATRIMÔNIO

Legado de Mestre Aprígio é imortal

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 29/07/2020 às 6:00
Leitura:

Faleceu nesta segunda-feira (27) o artesão Mestre Aprígio, aos 79 anos, em Ouricuri, no Sertão do Araripe. Desde o ano passado, Aprígio era reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco por seu longevo trabalho com peças de couro que ganharam o país. Aprígio estava internado há uma semana no Hospital Fernando Bezerra e a causa da morte não foi divulgada. As peças do mestre vestiram nomes como Dominguinhos, Alcymar Monteiro e Luiz Gonzaga, em uma parceria que fincaria de vez seu trabalho no imaginário nordestino.

José Aprígio Lopes nasceu em Exu no dia 25 de maio de 1941. Ainda jovem, se encantou pelo couro ao conviver com vaqueiros ao lado do pai. Na adolescência, começou a trabalhar com a faca, o esmeril e o compasso. Aprígio chegou a passar um período trabalhando na oficina do Mestre Juarez, no Crato, Ceará, após a morte do pai. Mestre Aprígio se mantinha ativo no ateliê, trabalhando agora ao lado de filhos e netos, que teve em sua figura um exigente professor.

Foi nos anos 1970 quando Luiz Gonzaga conheceu seu trabalho e passou a encomendar suas peças, como chapéus, gibões e outros acessórios. Foi por sugestão de Gonzagão que montou seu ateliê em Ouricuri. Na visita do Papa João Paulo II ao Ceará, em 1980, Gonzaga trajava indumentária de Aprígio. Foram mais de 50 itens desenvolvidos na parceria entre os dois artistas de Exu.

Em nota, a Secretaria de Cultura do Estado e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentaram a perda. "A Secult/Fundarpe lamenta a perda do Patrimônio Vivo de Pernambuco e sertanejo ilustre José Aprígio Feitosa, conhecido como Mestre Aprígio (...) Escolhido em 2019 pelo Governo de Pernambuco como Patrimônio Vivo do Estado, Mestre Aprígio possuía um ateliê em Ouricuri, no Sertão do Araripe, terra que escolheu para desenvolver seu trabalho (...) Aos familiares, amigos e admiradores, deixamos a nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames", diz o comunicado.

Comentários

Últimas notícias